ENEM, perguntado por lenaebiu4571, 3 meses atrás

Atenas foi o lugar onde a política foi repensada e redefinida na prática. Nesse contexto, a forma e o conteúdo da cidadania se colocaram como inseparáveis da noção de democracia direta, na qual aboliu-se a hierarquia no exercício do poder para dar espaço à igualdade dos cidadãos no plano político, o que permitia a real participação popular nas decisões sobre a vida na polis. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - Em Atenas, nasce o primeiro significado de democracia: o governo do povo. E o povo está longe de ser entendido como uma massa tomada por paixões – ou, ao contrário, excessivamente apática e inábil. PORQUE II - O povo não tinha o direito de ter voz nas assembleias, mas podia opinar sobre o funcionamento da polis no presente e sobre qualquer projeto para o seu futuro. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma:

Soluções para a tarefa

Respondido por angelpercam2000
0

Sobre Atenas e o significado da democracia, podemos afirmar que a alternativa correta é: a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • I. Verdadeira. Em Atenas, na Grécia, foi criado o sentido da democracia, ou seja, governo do povo.

  • II. Falsa. O povo ateniense era formado por cidadãos que não só entendiam os problemas da realidade em que estavam inseridos, como também eram capazes de tomar decisões, atendendo os interesses  da coletividade.

Sociedade em Atenas

Na sociedade em Atenas, existiam três camadas sociais, a primeira constituída pelos cidadãos; a segunda, pelos metecos, os estrangeiros que moravam na cidade; a terceira, pelos escravos. Para ser considerado cidadão, a riqueza era um dos principais meios para determinar o pertencimento a esta classe, especialmente no que se refere à posse da terra.

Saiba mais sobre Grécia Antiga em:

https://brainly.com.br/tarefa/30619309

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes