História, perguntado por fefesoaresferreira, 6 meses atrás

Atenas foi a cidade que sediou a primeira Olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.

Uma dessas modalidades (Triatlo) está relacionada ao nome de uma das batalhas nas Guerras Médicas cujo nome é a


a.

Batalha das Termópilas.


b.

Batalha das Pirâmides.


c.

Batalha de Salamina.


d.

Batalha de Maratona.


e.

Batalha do Olimpo.





outra pergunta :

Maior medalhista olímpico da história do Brasil, Robert Scheidt tem no currículo dois ouros, duas pratas e um bronze. Na Olimpíada do Rio, ficou na quarta posição na classe Laser. Scheidt, foi também bicampeão Olímpico, em 1996 e levou o segundo título em 2004, em Atenas.
Assim como o Brasil possui um extenso litoral, um dos povos estudados tinha o Mar Mediterrâneo como meio de atividade. Qual era esse povo e essa atividade?

a.
hebreus – pecuária.

b.
fenícios – comércio marítimo.

c.
babilônicos – arte.

d.
egípcios – adagas de meteoritos.

e.
persas – metalurgia.


se voces poderem resolver as duas ajudaria muito obg :)

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanaribeiros25
1

Resposta:

  1. (D) batalha de Maratona
  2. (B) Comércio marítimo

Explicação:

  1. A guerra da maratona foi a primeira da batalha durante as Guerras Médicas.

O general helênico Milcíades, avisado do desembarque persa, incumbiu os atenienses de lhe fazerem frente. Ao mesmo tempo, enviou Fidípides a Esparta para solicitar ajuda, o que o fez correr cerca de 200 quilômetros em menos de um dia. Os espartanos prometeram acatar o pedido, mas argumentaram que devido a razões religiosas (encontravam-se no nono dia do mês lunar) não poderiam fazê-lo antes de seis dias. Milcíades, contudo, não podia esperar tanto tempo, e se lançou ao ataque contra os persas com os efetivos que dispunha.

O número de atenienses provavelmente girava em torno de dez a quinze mil combatentes, ao passo que as forças persas provavelmente seriam de vinte a trinta mil homens. Heródoto afirma que os persas possuíam seiscentos barcos, conquanto outros autores gregos aumentem as forças inimigas até um milhão de efetivos — dado exagerado e inverossímil. Durante a batalha, os gregos cercaram os persas, que responderam com uma chuva de flechas, levando os gregos a precipitarem contra o inimigo e forçando a disposição das tropas em formações fechadas, o que impedia o uso da cavalaria.

Esta ação foi determinante, pois os persas não podiam fazer muito contra as largas lanças das forças gregas preparadas para um combate corpo a corpo, já que seus arcos não os serviam e as espadas, punhais e espadas curtas não podiam fazer grande dano aos gregos protegidos com couraça. Os persas ofereceram grande resistência, conseguindo romper por um momento o cerco grego, que logo foi reagrupado. Os gregos, então, fizeram recuar os persas até o local do desembarque, onde se deu a última parte do combate.

Os atenienses capturaram sete barcos, mas eram insuficientes para impedir a retirada do exército inimigo, que foi totalmente massacrado. Do lado persa houve cerca de 6 000 baixas, e pelos atenienses morreram 192 hoplitas. As tropas persas, derrotadas, regressaram à Ásia, mas isto não significava que o problema estava solucionado entre persas e gregos, pois logo ocorreria uma nova guerra.

Segundo conta a lenda, Fidípides recebeu de Milcíades a ordem de correr os 42 quilômetros (250 estádios) que separavam a cidade de Maratona da cidade de Atenas, a fim de comunicar a vitória grega. Após tê-la anunciado com a frase "Alegrai-vos, atenienses, nós vencemos!", teria caído morto devido ao esforço.

2. Essa eu não lembro bem... Mas acredito que seja a letra (B) pois, eles tinham o mar como meio de atividade.


fefesoaresferreira: obggggg ajudou muitooooo obg mesmo
Perguntas interessantes