Atenas era uma cidade extraordinariamente cosmopolita*. Um ateniense poderia observar milhares de imigrantes temporários e permanentes de outras cidades gregas ou de terras não gregas trabalhando a sua volta, muitas vezes fazendo exatamente o mesmo trabalho que ele, sem, contudo, compartilhar de nenhum de seus direitos de cidadão. A característica mais marcante da cidadania ateniense é que, quando viajava para além dos limites de sua própria pólis, era imediatamente privado de seus direitos políticos.
Vocabulário:
*Cosmopolita: Que abriga muitos estrangeiros.
I. O texto permite concluir que os direitos dos gregos não valiam em toda a Grécia, apenas em sua cidade-estado de origem.
II. O texto permite concluir que, em Atenas, os estrangeiros (originários de outras cidades-estado gregas ou de outros territórios) não tinham os mesmos direitos dos atenienses.
III. O texto permite concluir que Atenas era uma cidade que recebia bem todos os imigrantes vindos de outras cidades-estado.
São corretas as afirmativas:
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) I e III.
(D) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra (A) l e ll
porque o texto fala que o direito grego não valia para toda Grécia só quem apenas ele do estado e l porque os estrangeiros não tinha os mesmos direitos dos atenienses
Um dos critérios para a Cidadania dentro do modelo político na Grécia Clássica era ser filho de uma mãe nascida naquela Pólis, de modo que todos os estrangeiros (que podiam muito bem ser gregos que apenas nasceram em cidades diferentes) estavam, por princípio, limitados em seus direitos. As afirmativas I e II são verdadeiras, a afirmativa III é falsa. É correta a alternativa A.
Embora isto não seja o mesmo que dizer que não havia nenhum tipo de inserção social dos estrangeiros na vida social grega (muitos deles ocupavam postos importantes no comércio, por exemplo), de modo algum tinham os mesmos direitos .
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2988006