História, perguntado por bellinha26BF, 1 ano atrás

Até que ponto o Renascimento representa uma ruptura com a Idade Média do ponto de vista econômico, social e cultural ? 

Soluções para a tarefa

Respondido por emilyximenes
142
1. Porque foi um período de renascença cultural. Ou seja, até aquele momento a igreja era dominadora da arte, porém, a partir dai, a arte passa a ter seus próprio domínio e igreja fica de canto.
2. Bom, ele acaba com a ideia de que DEUS é o centro de tudo. A sociedade acredita em tudo que a igreja diz, porque vem novas teses, com Isaac Newton, Galileu e etc. Eles transformam o social e o cultural com seus novos 'projetos', só que a igreja não aceita, porque isso tira seu poder econômico sobre os demais.
3. Bom. Não há miticismo no Renascimento, e sim, a natureza. Não há teocentrismo, porque pra os renascentista, há o Antropocentrismo, ou seja, o homem como centro do universo, não DEUS. E o geocentrismo é derrubado pela teoria do Heliocentrismo de Galileu (: E, até hoje, predomina.
 

Espero ter te ajudado bellinha...Bjs.. :)

bellinha26BF: muuuuito obrigada :)
emilyximenes: De Nada Amore.. :)
Respondido por EduardoPLopes
13

O Renascimento representa uma ruptura com a Idade Média do ponto de vista econômico na medida que marcou a substituição do Feudalismo pelo Mercantilismo.

Com esta mudança, a Europa passou a ser cada vez mais marcada pelo comércio entre nações, criando as bases para o capitalismo.

Do ponto de vista social, marcou o triunfo do "homem comum" contra o dogmatismo religioso, de modo que o "homem comum" tem seus direitos expandidos.

Do ponto de vista cultural, marcou uma virada da religiosidade para o humanismo, com uma arte e política bastante voltadas para os problemas humanos.

Mais sobre o Renascimento:

https://brainly.com.br/tarefa/4757249

Anexos:
Perguntas interessantes