Até o século XIX, a monarquia espanhola mantinha domínio colonial sobre várias áreas do continente americano. A região estava dividida em quatro grandes vice-reinos e quatro capitanias. Os vice-reinos espanhóis eram, exceto:
a) Nova Espanha
b) Peru
c) Nova Granada
d) Prata
e) Guiana
2. No início do século XIX, a independência da América Espanhola ocorreu num contexto político internacional marcado por fatos. Dentre os fatos que favoreceram a independência da América Espanhola, podemos mencionar.
a) A Revolução Industrial Espanhola.
b) A derrota dos americanos na guerra de independência dos Estados Unidos.
c) O Despotismo Esclarecido.
d) O triunfo do absolutismo de direito divino na Espanha.
e) As guerras napoleônicas.
3. Independência da América Espanhola: Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
a) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
b) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
d) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
4. Independência da América Espanhola: “Dos ricos é e foi fácil, desde a independência, o governo. Os pobres foram soldados, milicianos nacionais, votaram como o patrão mandou, lavraram a terra (…). Os pobres gozaram da gloriosa independência assim como os cavalos que em Chacabuco e Maipu avançaram contra as tropas do rei”.
(Santiago Arcos. In: GALEANO, Eduardo. “As caras e as máscaras”. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.)
O texto anterior apresenta uma visão crítica da América Espanhola, a partir de sua independência política e refere-se ao fato:
a) de a independência da América Espanhola ter sido realizada sob a liderança da Inglaterra (“ricos”), tornando os colonos (“pobres”) simples massa de manobra.
b) de os pobres da América Espanhola não serem capazes de compreender o alcance do processo de independência.
c) de o processo de independência ter sido liderado pelos “criollos”, elite colonial sem maiores compromissos com a situação dos índios, negros e mestiços.
d) de os pobres da América Espanhola lutarem após a independência por uma revolução social que acabasse com sua exploração, tendo sido, porém, derrotados.
e) de a independência ter-se dado somente no campo político, já que a Espanha manteve a dominação econômica sobre as suas antigas colônias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1)A Guiana pertencia a Inglaterra, então a resposta é Guiana
2) Letra E, já que as Guerras Napoleônicas quebraram a Espanha,e isso influenciou bastante nos movimentos,em especial a do Chile
3) Letra A, já que após a independência,todos os países da América Espanhola se tornaram repúblicas.
4) Essa é realmente confusa,mas confio na letra C
Perguntas interessantes