Até o início século XX a explicação mais aceita para a hereditariedade era a de que os gametas eram formados por partículas provindas de várias regiões do corpo e na fecundação eles se fundiam, misturando assim as características dos pais em um novo indivíduo. Mendel postulou que fatores, ou elementos, eram responsáveis pela transmissão de tais características e que eles são recebidos dos pais, via gametas. Marque a alternativa que representa de forma CORRETA as explicações de Mendel para a hereditariedade e os conceitos atuais da genética. *
Os genes correspondem ao que Mendel denominou fatores que se unem durante a fecundação, gerando um indivíduo com as características intermediárias do pai e da mãe.
Ao herdar dos pais dois alelos diferentes para uma mesma característica hereditária, um indivíduo pode ter manifestada apenas uma variável: o fenótipo dominante.
Na formação dos gametas, os alelos para uma mesma característica, herdados de pai e mãe, se separam independentemente nas células diploides.
Em um indivíduo, cada característica hereditária é condicionada por um alelo, resultante da associação de diferentes genes oriundos da fusão dos gametas do pai e da mãe.
Na segunda fase da meiose, ocorre o pareamento dos genes alelos em cromossomos homólogos na placa equatorial da célula, para a formação de gametas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É importante destacar que após a fecundação, o indivíduo formado terá características intermediárias entre o pai e a mãe (tudo vai depender dos alelos que ele receber de cada genitor).
Quando um indivíduo recebe alelos diferentes (ex.: A e a), ele terá genótipo Aa e seu fenótipo será aquele condicionado pelo alelo dominante.
Resp.:B) Ao herdar dos pais dois alelos diferentes para uma mesma característica hereditária, um indivíduo pode ter manifestada apenas uma variável: o fenótipo dominante.
A alternativa correta é: Ao herdar dos pais dois alelos diferentes para uma mesma característica hereditária, um indivíduo pode ter manifestada apenas uma variável: o fenótipo dominante.
Incorreta - Os genes correspondem ao que Mendel denominou fatores que se unem durante a fecundação, gerando um indivíduo com as características intermediárias do pai e da mãe.
Essa afirmativa encontra-se incorreta, pois Mendel denominou de fatores os alelos e não os genes. Os indivíduos não herdam necessariamente as características intermediárias do pai e da mãe, essa fato dependerá da dominância dos alelos e suas interações.
Correta - Ao herdar dos pais dois alelos diferentes para uma mesma característica hereditária, um indivíduo pode ter manifestada apenas uma variável: o fenótipo dominante.
Incorreta - Na formação dos gametas, os alelos para uma mesma característica, herdados de pai e mãe, se separam independentemente nas células diploides.
Essa afirmativa encontra-se incorreta, pois na formação dos gametas os alelos se separam nas células haploides.
Incorreta - Em um indivíduo, cada característica hereditária é condicionada por um alelo, resultante da associação de diferentes genes oriundos da fusão dos gametas do pai e da mãe.
Essa afirmativa encontra-se incorreta, pois as características hereditárias de um indivíduo são condicionadas por um par de alelos, esses alelos são herdados cada um de um genitor e não da fusão dos gametas.
Incorreta - Na segunda fase da meiose, ocorre o pareamento dos genes alelos em cromossomos homólogos na placa equatorial da célula, para a formação de gametas.
Essa afirmativa encontra-se incorreta, pois o pareamento dos genes alelos em cromossomos homólogos ocorre na primeira fase da meiose.
Espero ter ajudado!