História, perguntado por anaclara0183872, 4 meses atrás

Até o final do século XX, apareceu um grupo dominante, com mais de trinta por cento dos
imigrantes, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira. Como se chama esse
grupo?
(a) Italianos
(b) Brasileiros (c) Espanhóis
(d) Portugueses
5- Pesquise no dicionário o significado doo​

Soluções para a tarefa

Respondido por Nejirepudinn
0

Resposta:

D) Portugueses

Explicação:

Distinguem-se dois tipos de distribuição do imigrante no país, com efeitos nos processos de assimilação. Pode-se chamar o primeiro tipo de "concentração", em que os imigrantes se localizam em colônias, como no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nesse caso, os imigrantes não mantêm contato, nos primeiros tempos, com os nacionais, mas a aproximação ocorre à medida que a colonização cresce e surge a necessidade de comercialização dos produtos da colônia. O segundo tipo, que se pode chamar de "dispersão", ocorreu nas fazendas de café de São Paulo e nas cidades, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo.

Nessas áreas, o imigrante, desde a chegada, mantinha-se em contato com a população nacional, o que facilitava sua assimilação.

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira. São os italianos, em seguida, o grupo que tem maior participação no processo migratório, com quase trinta por cento do total, concentrados, sobretudo no estado de São Paulo, onde se encontra a maior colônia italiana do país. Seguem-se os espanhóis, com mais de dez por cento, os alemães, com mais de cinco, e os japoneses, com quase cinco por cento do total de imigrantes.

RESUMO TIRADO DO SITE: BRASIL ESCOLA, ESCRITO POR LARISSA MESQUITA

ESPERO TER AJUDADO :3 <3

Perguntas interessantes