“Até meados de fevereiro deste ano, que é quando fecha a folha de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 2,4 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários não tinham comprovado que estão vivos. No Pará, estavam nessa situação 45.137 pessoas. [...]
Toda pessoa que recebe benefício do INSS precisa fazer a Comprovação de Vida e este procedimento continua sendo realizado normalmente ao longo do ano. Foi estipulado um prazo final com o propósito de convocar todos aqueles que não fizeram o procedimento há mais de um ano. [...]
No ano passado, 112.729 benefícios foram suspensos/cessados. O balanço atualizado de quantos beneficiários ainda não fizeram a prova de vida depende da finalização da folha de pagamento.”
Pode-se concluir que “Comprovação e vida” nada mais é do que:
Escolha uma opção:
a.
Um processo jurídico que se abre contra o INSS quando se tem o benefício negado.
b.
Um documento que deve ser preenchido no momento de solicitar qualquer benefício.
c.
Uma poupança obrigatória que o segurado do INSS precisa fazer para provar ao banco que está vivo.
d.
Um procedimento obrigatório ao segurado do INSS cujo objetivo é evitar pagamentos indevidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
A prova de vida evita fraudes no INSS.
A comprovação de vida é d) um procedimento obrigatório ao beneficiário do INSS para evitar pagamentos irregulares.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criado em 1990, trabalha a fim de garantir os direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O INSS presta serviços previdenciários, como aposentadoria, salário-família, pecúlio, salário-maternidade, pensões etc.
A comprovação de vida é um procedimento em que a pessoa que recebe o benefício do INSS precisa provar que está viva. Essa comprovação é feita anualmente. O objetivo é evitar fraudes (pessoas recebendo no lugar de outra que já faleceu, por exemplo).
Para saber sobre o aposentadoria pelo INSS, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/15713470