Até hoje, a música romântica tem forte influência do movimento...
Soluções para a tarefa
A música do romantismo é aquela composta segundo os princípios da estética do romantismo, predominante durante o século XIX. Na história da música, corresponde ao período que seguiu ao classicismo.
A Sinfonia nº 3 (Eroica), de Beethoven, obra de 1804, é por vezes considerada como o marco do fim do período clássico e do começo da música romântica.[1] Mas alguns musicólogos situam o início do romantismo na música já no final do século XVIII, enquanto outros consideram que o período romântico tem início por volta de 1810), ano em que o termo "romântico", antes apenas aplicado ao movimento literário, foi usado para qualificar Beethoven por E.T.A. Hoffmann (1776-1822), nos seus ensaios sobre a Sinfonia nº 5. Já o final do romantismo na música é situado entre 1880 e 1910, a depender do autor.[2][3][4]
A época do romantismo musical coincide com o romantismo na Literatura, Filosofia e Artes Plásticas. A ideia geral do romantismo é que a verdade não poderia ser deduzida a partir de axiomas. Certas realidades só poderiam ser captadas através da emoção, do sentimento e da intuição. Por essa razão, a música romântica é caracterizada pela maior flexibilidade das formas musicais e procurando focar mais o sentimento transmitido pela música do que propriamente a estética, ao contrário do classicismo. No entanto, os géneros musicais clássicos, tais como a sinfonia e o concerto, continuaram sendo escritos.
ESPERO TER AJUDADO!!!❤
Resposta:
As primeiras narrativas românticas surgiram no século XIII, com as histórias sobre donzelas e cavaleiros. O Romantismo como movimento artístico, no entanto, nasceu com a contestação do classicismo iniciado na Grã-Bretanha. Naquela época, existia uma grande revolta contra os governos aristocráticos e despóticos. O inconformismo, o repúdio às regras e o liberalismo econômico ganhavam força.
O Romantismo na Inglaterra se desenvolveu com as poesias de Young e Walter Scott. Na Alemanha, foi iniciado pelo movimento "Sturm und Drang" (tempestade e violência), sendo os principais representantes os artistas Goethe e Werther, Schiller, Herder e os irmãos Schelegel.
Mas foi na França que ele ganhou força, pois o movimento iluminista (Rousseau e Diderot) iniciou uma luta contra o convencionalismo. Além disso, o exército de Napoleão Bonaparte colaborou para disseminar as ideias liberais e o estilo romântico por onde passava: Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Rússia.