Até antes da elaboração da lei da conservação da massa acreditava-se que as substâncias reagiam sem nenhum tipo de relação, ou seja, as quantidades que reagiam não dependiam de nenhum tipo de proporção. Após a formalização matemática desta lei, por Antoine L. Lavoisier, outras proporções entre substâncias reagentes começaram a aparecer, dentre estas, pode-se citar a lei das proporções definidas (ou também conhecida como lei de Proust). Ao conjunto de leis que retratam o comportamento da matéria em relação às proporções em que elas se combinam dá-se o nome de LEIS PONDERAIS. Com relação às leis ponderais, pode-se afirmar que a alternativa que mostra uma reação química que NÃO está de acordo com a lei de Proust é:
a. 1g de hidrogênio + 8g de oxigênio, formando 9g de água 4g de hidrogênio + 32g de oxigênio, formando 36g de água
b. 2g de hidrogênio + 16g de oxigênio, formando 18g de água 4g de hidrogênio + 8g de oxigênio, formando 12g de água
c. 12g de carbono + 32g de oxigênio, formando 44g de dióxido de carbono 24g de carbono + 64g de oxigênio, formando 88g de dióxido de carbono
d. 3g de carbono + 8g de oxigênio, formando 11g de dióxido de carbono 9g de carbono + 24g de oxigênio, formando 33g de dióxido de carbono
e. 6g de carbono + 8g de oxigênio, formando 14g de dióxido de carbono 12g de carbono + 16g de oxigênio, formando 28g de monóxido de
Soluções para a tarefa
A alternativa B não respeita a Lei de Proust.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
a. CORRETA: Vemos que na primeira reação usou-se 1 g de H, 8 g de O formando 9 g de H₂O. Na segunda, usou-se 4 g de H, 4 vezes mais que a primeira. Logo, os outros reagentes também devem ser 4 vezes mais (32 g de O e 36 g de H₂O).
b. INCORRETA: Vemos que na primeira reação usou-se 2 g de H, 16 g de O formando 18 g de H₂O. Na segunda, usou-se 4 g de H, 2 vezes mais que a primeira. Logo, os outros reagentes também devem ser 2 vezes mais (32 g de O e 36 g de H₂O), o que não ocorre.
c. CORRETA: Vemos que na primeira reação usou-se 12 g de C, 32 g de O formando 44 g de CO₂. Na segunda, usou-se 24 g de C, 2 vezes mais que a primeira. Logo, os outros reagentes também devem ser 2 vezes mais (64 g de O e 88 g de CO₂).
d. CORRETA: Vemos que na primeira reação usou-se 3 g de C, 8 g de O formando 11 g de CO₂. Na segunda, usou-se 9 g de C, 3 vezes mais que a primeira. Logo, os outros reagentes também devem ser 3 vezes mais (24 g de O e 33 g de CO₂).
e. CORRETA: Vemos que na primeira reação usou-se 6 g de C, 8 g de O formando 14 g de CO₂. Na segunda, usou-se 12 g de C, 2 vezes mais que a primeira. Logo, os outros reagentes também devem ser 2 vezes mais (16 g de O e 28 g de CO₂).
Espero ter ajudado!