Direito, perguntado por carlosabrino, 1 ano atrás

Até a promulgação da Constituição de 1988, os cartórios eram transferidos de geração em geração, por herança. Atualmente, é necessário o ingresso na função por meio das competências exigidas, comprovadas pelo candidato por meio de concurso público.

Assinale a alternativa que expõe os requisitos exigidos pela Lei dos Cartórios para a delegação de um serviço notarial ou de registro.

A) O agente delegado precisa ser brasileiro, civilmente capaz e habilitado em concurso público para obter a titularidade de um serviço extrajudicial.
B) O agente delegado precisa ser brasileiro, civilmente capaz e habilitado em concurso público. Além disso, deve estar quite com as obrigações eleitorais e militares, possuir diploma de bacharel em direito ou possuir dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro, e ter conduta condigna para o exercício da profissão.
C) O agente delegado precisa ser brasileiro ou naturalizado, civilmente capaz e habilitado em concurso público. Deve também ser reservista militar e advogado.
D) O agente delegado precisa ser brasileiro, civilmente capaz e habilitado em concurso público, tendo experiência prévia de trabalho em serviços extrajudiciais. Deve também ter cumprido os deveres militares e exercer a advocacia, função esta que perderá após sua aprovação.
E) O agente delegado precisa ser brasileiro, civilmente capaz e habilitado em concurso público, tendo experiência prévia de trabalho em serviços extrajudiciais. Deve também ter cumprido os deveres militares e exercer a advocacia, função esta que perderá após sua aprovação.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
21
Resposta correta é a letra ( B ) .
Respondido por alinegalvanho
3

Resposta:

E) Ser civilmente capaz.  ACERTEI NA APOL

Explicação:

O agente delegado precisa ser:

1) brasileiro,

2) civilmente capaz e

3) habilitado em concurso público. Além disso, deve estar

4) quite com as obrigações eleitorais e militares,

5) possuir diploma de bacharel em direito ou possuir dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro, e

6) ter conduta condigna para o exercício da profissão.

Referência: ROCHA JUNIOR, Cid; KAMEL, Antoine Youssef. Noções elementares da atividade notarial e registral. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2020, p. 91-94.

Perguntas interessantes