Até a metade do século XX, muitos dos estudos brasileiros de história estiveram pautados na vertente teórica marxista. Esse predomínio também foi aparente nas pesquisas referentes às sociedades antigas, sobretudo as do Oriente Próximo. Nesse sentido, o surgimento das primeiras civilizações na região do Oriente Próximo Antigo foi entendido por meio da Hipótese Causal Hidráulica, derivada do Modo de Produção Asiático. A respeito desta temática, considere as afirmativas a seguir: I. A Hipótese Causal Hidráulica é uma forma de interpretação do estabelecimento das antigas civilizações orientais que foi superada, pois não considera outras questões, como militarismo, demografia, cultura e política, que também são fatores prováveis que contribuíram para o estabelecimento dos povos. II. A Hipótese Causal Hidráulica defende que os sistemas de controle das águas – irrigação, diques, canais – eram realizadas por um poder central. III. A Hipótese Causal Hidráulica defende a ideia de que as formas de controle do manejo das águas, a princípio, davam-se por autoridades locais e, posteriormente, passavam para as mãos das autoridades de âmbito estatal. Assinale a alternativa correta: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra d
Explicação:
I. A Hipótese Causal Hidráulica é uma forma de interpretação do estabelecimento
das antigas civilizações orientais que foi superada, pois não considera outras questões, como militarismo, demografia, cultura e política, que também são fatores prováveis que contribuíram para o estabelecimento dos povos.CORRETA. A Hipótese Causal Hidráulica levava em conta apenas o modo de produção, sem levar em conta os demais fatores.
II. A Hipótese Causal Hidráulica defende que os sistemas de controle das águas – irrigação, diques, canais – eram realizadas por um poder central.CORRETA. Esta é a tese defendida na Hipótese Causal Hidráulica
III. A Hipótese Causal Hidráulica defende a ideia de que as formas de controle do manejo das águas, a princípio, davam-se por autoridades locais e, posteriormente,passavam para as mãos das autoridades de âmbito estatal. ERRADA. A Hipótese Causal Hidráulica se caracteriza por ser o poder central (estadual) que controlavam o manejo das águas e depois se passava para as autoridades locais. Partia do Poder central a construção de diques e canais, mas o que se viu tanto na Mesopotâmia quanto no Egito foi a construção destes equipamentos pelas forças locais.