Até a década de 1970 o Brasil era conhecido como o país do futuro, pois o grupo etário de zero a 14 anos era expressivo se comparado aos demais, porém esse cenário mudou e começou a ser melhor entendido no final do século passado.
Considerando o texto-base, assinale a alternativa correta sobre a transição demográfica e epidemiológica no Brasil:
Escolha uma:
a.
Acelerada transição demográfica, com aumento significativo da população idosa, e acumulação epidemiológica, ou dupla carga de doenças, caracterizada pela persistência de doenças infecciosas e desnutrição e pela escalada rápida das doenças crônicas.
b.
Lenta transição demográfica, tendo o Brasil uma das menores projeções de envelhecimento do mundo, e lenta transição epidemiológica, com manutenção de altas taxas de episódios agudos e traumáticos e doenças infecciosas, com baixos índices de doenças crônicas.
c.
Lenta transição demográfica, com manutenção das taxas de fertilidade e singela diminuição das taxas de mortalidade decorrente da ampliação das políticas públicas, e inversão epidemiológica, com a erradicação de condições infectocontagiosas e aumento da expectativa de vida.
d.
Acelerada transição demográfica, com aumento significativo da população com menos de 30 anos, e transição epidemiológica marcada por amplo processo de estabilização e enfrentamento das doenças crônicas associado a menor índice de episódios agudos.
e.
Inversão da pirâmide demográfica, com a base, representada por pessoas com menos de 30 anos, mais estreita que o topo, representado por pessoas com mais de 80 anos, e transição epidemiológica marcada pelo avanço das deficiências e condições crônicas de saúde, advindas do envelhecimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Acelerada transição demográfica, com aumento significativo da população idosa, e acumulação epidemiológica, ou dupla carga de doenças, caracterizada pela persistência de doenças infecciosas e desnutrição e pela escala rápida de doenças crônicas.
Explicação:
A transição epidemiológica no Brasil foi bem acelerada com um aumento da população idosa, diminuição no caso de doenças infecciosas e escalada rápida de doenças crônicas (alternativa A).
Doenças infecciosas e parasitárias no Brasil
Ela foi fortemente diminuída, mas não tanto e está estacionada à décadas pela falta de saneamento básico, cerca de 100 milhões de brasileiro vivem sem ter acesso à saneamento básico.
Sem saneamento básico doenças infecciosas, parasitoses e arboviroses se tornam mais comuns e afetam muito à sociedade.
Venha estudar mais sobre saneamento básico
https://brainly.com.br/tarefa/2910785
#SPJ5