Até 1750 ano em que o Tratado de Tordesilhas deixou de vigorar a maior parte da atual região sul do Brasil encontrava-se além dos limites estabelecidos pelo tratado como pode ser observado no mapa ao lado levando-se em consideração as particulares da colonização da Região Sul em relação ao resto do país Explique a relação entre a divisão territorial determinada pelo Tratado de Tordesilhas e a estratégia do governo brasileiro de incentivar a ocupação da região sul
Soluções para a tarefa
Na época das grandes navegações, os europeus acreditavam que os povos não cristãos e não civilizados poderiam ser dominados e por esta razão achavam que podiam ocupar todas as terras que iam descobrindo mesmo se essas terras já tivessem dono.
Começou assim uma verdadeira disputa entre Portugal e Espanha pela ocupação de terras.
Para evitar que Portugal e Espanha brigassem pela disputa de terras, os governos desses dois países resolveram pedir ao papa que fizesse uma divisão das terras descobertas e das terras ainda por descobrir.
Em 1493, o papa Alexandre VI criou um documento chamado Bula. Nesse documento, ficava estabelecido que as terras situadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal e as que ficassem além dessa linha seriam da Espanha.
O medo que Portugal tinha de perder o domínio de suas conquistas foi tão grande que, por meio de forte pressão, o governo português convenceu a Espanha a aceitar a revisão dos termos da bula e assinar o Tratado de Tordesilhas (1494).
Então os limites foram alterados de 100 para 370 léguas.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas até 370 léguas a leste de Cabo Verde pertenciam a Portugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Espanha.
O Brasil ainda não havia sido descoberto e Portugal não tinha idéia das terras que possuía. Hoje sabemos onde passava a linha de Tordesilhas: de Belém (Pará) à cidade de Laguna (Santa Catarina).
De acordo com o Tratado, boa parte do território brasileiro pertencia a Portugal, mesmo se fosse descoberto por espanhóis.
Portugueses e brasileiros não respeitaram o tratado e ocuparam as terras que seriam dos espanhóis. Foi assim que o nosso território ganhou a forma atual.
Apesar dessa invasão, os espanhóis não se defenderam, pois estavam ocupados demais com as terras que descobriram no resto da América, ao norte, a oeste e ao sul do Brasil.
Mesmo após 250 anos de descobrimento, os brasileiros e portugueses continuavam avançando para o interior, não respeitando a linha de Tordesilhas. A maioria nem sabia que ela existia. E assim, terras que seriam da Espanha, acabaram sendo tomadas pelos colonizadores.
Em prol de não perder a região Sul do Brasil devido ao Tratado de Tordesilhas, o governo brasileiro fomenta seu povoamento sobretudo a partir da abolição da escravidão no século XIX, pois assim, seriam evitadas maiores invasões e tomadas daquele território.
Tem início então, a chegada dos europeus, que por meio da distribuição de terras onde poderiam exercer a agricultura, estabelecem a formação das colônias europeias, a exemplo das alemãs e italianas, que ainda hoje são atrativos turísticos.
Portanto, o governo utilizou-se da falta de emprego vigente na Europa em dado período, às suas necessidades particulares de expansão territorial, desse modo, pode-se dizer que ao início de sua constituição, o Sul do país foi desenvolvido graças às atividades agropecuárias.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/19135334
Bons estudos!