Até 1661, as tarefas de governança eram em boa medida deixadas aos cuidados de Mazarin. Quando este faleceu, o rei optou por não nomear um substituto, e assumiu plena responsabilidade em relação ao reino. De acordo com a teoria política predominante na época, Luís XIV via seu poder como sendo derivado diretamente de Deus; logo, suas vontades não deveriam ser contestadas. Desta forma, Luís XIV é o expoente máximo do sistema político conhecido como absolutismo. [...]
Esse texto destaca que a instituição de uma monarquia absolutista é
um invento da burguesia.
um movimento militar.
uma demonstração democrática.
uma instituição religiosa.
uma manifestação de poder.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma manifestação de poder (E)
Explicação:
O reinado de Luís XIV marcou o apogeu do Absolutismo na França. Esse sistema político caracteriza-se pela concentração total do poder na mão do rei. Logo a assertiva correta é Manifestação de poder.
Luís XIV denominava-se como rei na terra e aderiu como símbolo do seu reinado o Sol, causando seu reconhecimento por Rei do Sol.
Ele acreditava veemente no seu poder que se auto denominou sol, onde o mundo tem que girar em torno dele, pois ele é capaz de exercer influência em todos. Exigia dos seus súditos total obediência e lealdade.
Ele foi considerado como maior exemplo de soberania em relação a todos os governos absolutistas. Atribuindo-o a frase: “O Estado sou eu”
A alternativa que identifica corretamente o conceito de uma monarquia absolutista é letra E: manifestação de poder.
O exercício aqui apresentado aborda uma questão a respeito do absolutismo.
O absolutismo é um sistema de governo baseado na manifestação de poder, onde o rei ou o imperador é visto como o representante máximo e absoluto e sua palavra é lei, mesmo que vá em oposição ao que estava previamente estabelecido.
O rei de um sistema absolutista era como uma representação e manifestação do poder de Deus e deveria ser seguida sem contestações.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/6213308