ATD2Avaliação Educacional e Prática
Podemos utilizar instrumentos bem simples para avaliar. Uma conversa seria um instrumento bem interessante e por meio dela é possível saber se nossos (as) alunos (as) aprenderam ou não?
Listas de exercícios elaborados por nós e por eles, pois se sabem preparar exercícios significa que compreenderam o que foi trabalhado em classe, ou mais especificamente se a aprendizagem foi significativa; tarefas de casa; seminários; debates; trabalhos em grupo; pesquisas; trabalho individual; montagem de painéis; criação de produtos onde se possa aplicar o que foi trabalhado; apresentações teatrais, brincadeiras; campanhas; dossiês – informações recolhidas de diferentes fontes, organizadas e sintetizadas de maneira pessoal, mas que retrata o que eles sabem e o que não sabem; observação do professor; entrevistas; elaboração de maquetes - com aplicações práticas do que foi ensinado; elaboração de sínteses; esquemas; resumos. Esses instrumentos podem ser usados para uma avaliação democrática e inclusiva.
Com base no texto anterior responda:
(QUESTÕES DENTRO DA ATIVIDADE)
1. Escreva um texto (com 150 a 200 palavras) de sua autoria fazendo uma reflexão sobre o assunto abordado
2. Cite dois instrumentos de avaliação diversos daqueles apresentados no texto anterior, explicando como e para que utilizá-los em sala de aula. (150 a 200 palavras
Soluções para a tarefa
Falar sobre avaliação requer um olhar muito crítico sobre nossas práticas pedagógicas, uma vez que o ato de avaliar reflete o quão eficaz é a nossa metodologia. Uma avaliação precisa e qualitativa é aquela que ocorre em caráter mediador. A avaliação mediadora ocorre me todo e qualquer momento da aprendizagem. Ela avalia quais os conceitos prévios que os alunos já carregam consigo e a evolução dos mesmos e, ainda, aqueles adquiridos ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Os instrumentos para avaliar são inúmeros, uns mais, outros menos eficazes. Os instrumentos que mais exigirão dos alunos serão aqueles onde o aluno irá praticar seu conhecimento, como a construção de maquetes, apresentação teatral, elaboração de perguntas sobre os assuntos em questão. Isso não quer dizer que os outros métodos não são bons, o que ocorre é que eles não avaliam a nível de prática, os conhecimentos adquiridos.
É importante que o aluno tenha consciência de que ele precisa ser, de alguma forma, avaliado. Assim, ele estará consciente de que as atividades avaliativas sugeridas pelo professor são importantes para ambos.
Questão 2:
Um exemplo muito prático de instrumento de avaliação é a auto avaliação. Este instrumento tem o caráter de extrair do aluno as suas próprias expectativas quando o que aprendeu. É uma forma de dar autonomia ao aluno, fazendo com que ele reflita sobre o conteúdo que estudou, o que mais aprendeu, o que mais gostou, quais as dúvidas, o que não ficou esclarecido e até possíveis sugestões sobre algo que mais chamou atenção. Este instrumento pode ser utilizado ao final de qualquer outra atividade. Como exemplo, vamos supor que o professor tenha organizado a apresentação de um debate (que por si só já é um instrumento avaliativo). Após este debate, o professor pode sugerir a auto avaliação sobre o que foi debatido. Assim, o professor irá analisar não somente o que o aluno aprendeu, mas também se o debate foi satisfatório como avaliação.
Outro exemplo de instrumento é a avaliação oral, onde os alunos deverão responder questões elaboradas pelo professor. No entanto, tais questões deverão ser elaboradas de forma a contemplarem não somente os assuntos estudados, mas também situações problema. Os alunos deverão elaborar métodos para analisar e resolver estas questões que exigirão deles tanto os conhecimentos adquiridos em seus estudos quanto os que eles já carregam consigo.
Questão 1
Os instrumentos de avaliação de aprendizagem devem ser largamente utilizados ao longo do período letivo. Esses instrumentos permitem ao professor colher informações sobre a capacidade de aprendizado dos alunos, medida, em especial, pela competência dos mesmos para resolver problemas e instrumentalizar o conhecimento para tomada de decisões. Cabe ao professor, definir os instrumentos que serão utilizados para melhor acompanhar o processo de aprendizado de seus alunos. Não existem instrumentos específicos de avaliação capazes de detectar a totalidade do desenvolvimento e de aprendizagem dos alunos. A avaliação requer um olhar muito crítico sobre nossas práticas pedagógicas, uma vez que o ato de avaliar reflete o quão eficaz é a nossa metodologia. Uma avaliação precisa e qualitativa é aquela que ocorre em caráter mediador. A avaliação mediadora ocorre em todo e qualquer momento da aprendizagem. Ela avalia quais os conceitos prévios que os alunos já carregam consigo e a evolução dos mesmos e, ainda, aqueles adquiridos ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Questão 2
I – Debate:
O debate nos permite nas situações de interações, trocar ideias, compreender as ideias dos outros, relacioná-las e ampliar conhecimentos sobre o tema ou assunto indiscutido. É favorável para que os alunos e professores incorporem conhecimentos ,exigem que se expressem com suas próprias palavras, exemplifiquem e estabeleçam relações com outros conhecimentos, pois o aluno expõe à sua turma a forma de compreender o tema em questão.
II – Trabalhos em grupos:
Estimula os alunos à cooperação e realização de ações conjuntas, propiciam um espaço para compartilhar, confrontar e negociar ideias .É necessário que haja uma dinâmica interna das relações sociais, mediada pelo conhecimento, potencializado por uma situação problematizadora, que leve o grupo a colher informações, explicar sua ideias, saber expressar seus argumentos. Permite um conhecimento maior sobre as possibilidades de verbalização e ação dos alunos em relação às atividades propostas.