Ataques costumam ocorrer na Internet com diversos objetivos, visando diferentes alvos e usando variadas técnicas. Qualquer serviço, computador ou rede que seja acessível via Internet pode ser alvo de um ataque, assim como qualquer computador com acesso à Internet pode participar de um ataque. Os ataques e infecções que ocorrem em computadores podem ser programados para que se possam se reproduzir, ou seja, se espalhar para outros computadores. Conseqüentemente, cada computador infectado pode infectar outros computadores. Considerando o exposto acima e sobre os ataques digitais existentes, analise as afirmativas abaixo: I. Denial of Service é um ataque que visa interromper um serviço por meio de sobrecarga no servidor ou no meio de comunicação associados ao serviço. II – Um cavalo de Tróia se propaga sozinho e tem a função de roubar informações importantes constantes nos computadores. III – Worms são programas que se propagam para infectar o ambiente onde eles se encontram, explorando falhas em softwares ou sistemas operacionais. IV – Keylogger possuí a função de capturar somente números digitados pelo usuários em teclados do computador. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e III estão corretas.
Explicação:
Verdade: I. Denial of Service é um ataque que visa interromper um serviço por meio de sobrecarga no servidor ou no meio de comunicação associados ao serviço.
Falso:(não se propaga sozinho) II – Um cavalo de Tróia se propaga sozinho e tem a função de roubar informações importantes constantes nos computadores.
Verdade: III – Worms são programas que se propagam para infectar o ambiente onde eles se encontram, explorando falhas em softwares ou sistemas operacionais.
Falso: (captura qualquer texto , não somente números) IV – Keylogger possuí a função de capturar somente números digitados pelo usuários em teclados do computador.
Resposta:
I, II e III
Explicação:
Eu marquei as alternativas I, II e III como CERTAS, pois; segundo a pág 161 do livro de Fundamentos de Redes de Computadores, afirma-se sobre o trojan: "Normalmente, essa praga não se propaga sozinha, quase sempre está vinculada a algum vírus, tendo o objetivo de capturar dados de usuários...”
Veja-se que aqui interpela-se uma interpretação de texto, pois segundo o próprio estudo, não há uma afirmação conclusa de que o cavalo de troia dependa exclusivamente de um vírus para agir sozinho. Lendo atentamente, diz-se que “….. “QUASE” sempre está vinculada a algum vírus...”. Eu julguei desta forma, optando por um caminho diferente dos amigos aqui presente.
Veja-se que aqui interpela-se uma interpretação de texto, pois segundo o próprio estudo, não há uma afirmação conclusa de que o cavalo de troia dependa exclusivamente de um vírus para agir sozinho.