Astyanax mexicanus é uma espécie de peixe sem olhos, que vive em águas tropicais de cavernas do México. Heterocephalus glaber é a espécie do rato-toupeira-pelado, um mamífero roedor que também não tem olhos e é encontrado em tocas escavadas no solo africano. A semelhança quanto à ausência da visão nesses animais pode ser considerada uma adaptação aos ambientes em que eles vivem, que selecionaram essas características. O mecanismo evolutivo que promoveu essa semelhança é denominado: radiação adaptativa.
deriva gênica.
convergência evolutiva.
divergência evolutiva.
coevolução.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
convergência adaptativa
Explicação:
Respondido por
2
Características da Convergência Adaptativa
A situação descrita corrobora para a ideia de que ambas as características dos animais, ou seja, a ausência de olhos, é subsidiada pela ideia de convergência adaptativa, uma vez que não descendem de mesmas espécies, mas foram selecionadas positivamente (Alternativa B).
A convergência adaptativa está presente na natureza, no sentido de que é fomentada pela seleção natural, ou seja, a pressão que o ambiente exerce para a permanência de determinadas características, o que se mostrou presente em seres vivos sem olhos, cujas características foram preservadas aos descendentes.
Mais sobre convergência adaptativa em: brainly.com.br/tarefa/22187991
Anexos:
Perguntas interessantes