Pedagogia, perguntado por thainara8140, 1 ano atrás

Assuntos da educação de surdos, como metodologia de ensino, língua a ser utilizada, forma de comunicação e avaliação sempre estiveram (e estão) presentes em congressos, pesquisas e estudos nessa área. Esse caminho que a educação percorreu (e ainda percorre) reflete as experiências políticas, ideológicas, culturais e econômicas vivenciadas num dado momento histórico. Registram-se nesses meados três modelos educacionais partilhados pela pedagogia e vivenciados até hoje na educação de surdos. São eles: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Faça um breve comentário sobre esses modelos e mencione autores que compartilham como método de ensino.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
42
Bom dia! 

com base no texto e pergunta acima, podemos entender que: 

O Oralismo é uma corrente comunicativa muito utilizada na educação dos surdos no século XIX que perdurou até os anos 70.
 
Esta, consiste no ensino da língua materna através da imposição da oralização nos processos de aprendizagem do surdo. Dessa maneira, neste método é proibida qualquer manifestação que se diferencie da fala, como ocorre na comunicação gestual e utilização de mimicas. 

A Comunicação Total, consiste na utilização dos sinais, leitura orofacial, amplificação e alfabeto digital no ensino da língua materna.

Sendo assim, nesta corrente comunicativa o surdo tem livre arbítrio para escolher qual manifestação de linguagem lhe é mais adequada para comunicar-se socialmente.
 
Visto que esta foi uma corrente que abriu espaço para o que conhecemos hoje como língua de sinais, assim como a autonomia e independência do surdo e sua inserção na sociedade. 

O Bilinguismo se contrapõe ao oralismo porque considera a comunicação visual e gestual prioritária no ensino da linguagem.

Este se diferencia da comunicação total, pois defende fundamentalmente a língua de sinais na educação do surdo, não misturando uma manifestação linguística com a outra.
 
Nesta corrente, o aprendizado se inicia a partir da língua de sinais e secundariamente a língua dos ouvintes, que pode ser manifestada apenas em sua forma escrita.

Quanto aos autores que desenvolveram diversas pesquisas sobre essas formas de linguagem podemos destacar: Sá (1999), Goldfeld (1997), Poker (2001).
Respondido por andresouza03
0

Resposta:

B COMUNICAÇÃO TOTAL

Explicação:

Muitos questionamentos se fizeram presentes no caminho da história da educação para os surdos, em decorrência do descontentamento com a abordagem oralista e os argumentos sobre os estudos da língua de sinais, iniciados na década de 60, nos Estados Unidos, colaboraram para a elaboração de uma nova proposta educacional para surdos que, na década de 70, no Brasil, foi denominada de comunicação total.

Perguntas interessantes