Artes, perguntado por karolaine270, 9 meses atrás

Assunto da semana 1) Tendo como base o excerto (fragmento), retirado do romance "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, a tipologia textual predominante é a *
5 pontos
Imagem sem legenda
a) Narração, haja vista a sequência das ações, a presença de personagens, de narrador (em primeira pessoa), de um espaço (o próprio Sertão) e a marcação temporal pelos verbos no passado.
b) Descrição, pois o narrador detalha, formando imagens e caracterizando o sertão, mesmo que de maneira subjetiva, por intermédio de metáforas.
c) Dissertação expositiva, visto que informa o leitor sobre o que acontece com a vida do sertão.
d) Injunção, porquanto há ordens ou conselhos a serem seguidos pelo leitor.
(Assunto da semana 5) Ainda sobre o texto I, o fragmento abaixo retrata a(s) *
5 pontos
Imagem sem legenda
a) atrocidades de um chefe de polícia, o qual já usou de muita violência, tanto contra homens, como contra mulheres, poupando apenas as crianças.
b) selvagerias de um delegado que desrespeitou a lei para prender e torturar pessoas.
c) pessoas criadas ou que vivam no sertão são mais corajosas e valentes, principalmente em relação à esperteza.
d) promessas de Deus de uma possível sucessão de milagres no sertão.
(Assunto das semanas 2 e 5) No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada: *
5 pontos
Imagem sem legenda
a) na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
b) na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem, dando a entender que ele não possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situações.
c) no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais.
d) nas expressões que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados.
(Assunto da semana 2) Considerando os estudos de gêneros textuais, assinale a opção INCORRETA. *
5 pontos
a) A tese é uma produção textual em que o autor analisa um conteúdo científico ou artístico, seja acontecimentos culturais ou até mesmo obras, mostrando seu ponto de vista, concomitantemente expondo fatos.
b) O conto fantástico é uma narrativa curta (ou seja, está ligada à tipologia textual narração), em que as ações dos personagens se desenrolam dentro de um mundo irreal, ilógico, inverossímil, fantasioso.
c) O resumo é um texto sintético e objetivo; apresenta pontos essenciais e relevantes apresentados no texto de origem.
d) O artigo de opinião apresenta os argumentos do autor sobre determinado assunto, sustentando a sua opinião por meio de fatos coerentes e lógicos.
(Assunto da semana 2) O texto abaixo é um exemplo do gênero textual: *
5 pontos
Imagem sem legenda
a) resumo.
b) editorial
c) carta argumentativa
d) resenha
(Assunto da semana 5) Ainda sobre “A ação sob um novo olhar”, o objetivo do texto é *
5 pontos
Imagem sem legenda
a) divulgar o filme Lucy, cuja protagonista é Scarlett Johansson, para que o filme fique entre os mais assistidos do Brasil.
b) mostrar o ponto de vista do crítico acerca do filme, expondo fatos da história e de estruturas técnicas da obra como forma de convencimento.
c) explicar acerca da evolução cinematográfica ao longo dos anos.
d) narrar os acontecimentos do filme paralelamente à história de vida do cineasta Luc Besson.
Próxima

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
3

1. No excerto retirado de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é possível identificar a existência da tipologia narrativa, que é caracterizada pela existência de personagens, narrador, bem como a existência de uma localização temporal, que é corroborada pelos tempos verbais utilizados.

2. A alternativa correta acerca do texto fixado é a letra c) pessoas criadas ou que vivam no sertão são mais corajosas e valentes, principalmente em relação à esperteza. Isso porque a obra evidencia a força que apresentam os sertanejos, haja vista que desde que nascem enfrentam um cenário de guerra e luta pela própria vida.

Anexos:
Perguntas interessantes