Assumindo como ponto intermediário o da Família 4A, onde os elementos têm quatro (4) elétrons na camada de valência, acima deste ponto intermediário temos os elementos das Famílias 5A, 6A e 7A. Analisando a camada de valência destas famílias em função da Lei da Gravitação Universal e da Força de Atração Coulombiana, o que podemos esperar com relação aos elétrons de suas camadas de valência?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
Para analisar as diferenças é importante lembrar o que é a Força de Atração Coulombiana: cargas opostas se atraem e cargas semelhantes se repelem. Com isso em mente, verificamos que quanto maior o número da família, mais elétrons os átomos pertencentes a elas têm.
Se a quantidade de elétrons aumenta, há uma repulsão maior nos elétrons da camada de valência e por isso eles acabam ficando mais longe do núcleo (para se afastar das outras cargas negativas), e quanto mais longe do núcleo menos eles sentem a força de atração da carga positiva (núcleo). Esses fatores levam com que quanto mais elétrons tem um átomo, mais fracamente ligados ficam os seus elétrons e de valência e mais fácil de removê-los.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás