“Assumi o fardo do homem branco”.
Essa é a celebre frase proclamada pelo chamado poeta do Imperialismo , Rudyard Kipling. Qual é o sentido que guarda tal afirmativa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
“Assumi o fardo do homem branco” traz o sentido de que os imperialistas possuem o fardo de levar o desenvolvimento, a salvação para aqueles povos que são colonizados e de certa forma tira-los da "barbárie".
Resposta:
No final do século XIX, a Europa controlava a maior parte do mundo e, nesse domínio, sobressaia o poderoso Império Britânico. Vivendo em uma ilha com limitados recursos naturais e uma população em rápido crescimento, os britânicos tinham colonizado diferentes partes do globo a partir do século XVI. Suas colônias na América e na Índia forneciam importantes matérias primas para as indústrias britânicas e, ao mesmo tempo eram mercado consumidor dos produtos fabricados no Reino Unido. Por essa época, a África voltava a ser fonte de interesse de industriais e políticos europeus, não mais para explorar o comércio de escravos como nos séculos anteriores, mas sim para se apoderar de seus recursos naturais – borracha, petróleo, carvão, cobre, ouro, cacau -, muitos dos quais eram essenciais para a florescente economia industrial europeia.
Explicação:
espero ter ajudado
colonização como um suposto ato benéfico de generosidade europeia
declarar falsa a ideia da superioridade social
submissáo econômica dos mercados asiáticos e africanos à europa