Associe os objetivos e o surgimento das chamadas “democracias populares” com as imposições feitas pela União Soviética.
Soluções para a tarefa
A Democracia Popular é uma forma nova de organização política da sociedade, surgida em vários países da Europa e da Ásia após a Segunda Guerra Mundial, graças à vitória da coligação antifascista, com a União Soviética à frente, sobre os imperialistas alemães e japoneses, e também devido ao triunfo do movimento de libertação dos povos.
ETAPAS DIFERENTES
Nos países do Centro e do Sudeste da Europa, a Democracia Popular nasceu no curso da luta contra o fascismo interno e externo , pela independência nacional e pelas liberdades democráticas. Aproveitando as condições favoráveis criadas com a vitória da URSS sobre o nazi-fascismo, as massas populares, dirigidas por seus partidos comunistas e operários, fizeram a revolução em meio a uma luta de classes implacável, e instauraram o regime democrático popular.
A PASSAGEM À ETAPA SOCIALISTA
O cumprimento das principais tarefas democráticas – derrota das forças fascistas, conquista da independência nacional e das liberdades democráticas, liquidação do sistema latifundiário – indicava que a primeira etapa da revolução antiimperialista e antifeudal já fora efetivada no essencial. Certamente, restavam outros objetivos democráticos. Mas estes seriam enfrentados numa nova etapa da revolução, a etapa socialista. Passou então para o primeiro plano o problema das contradições entre a classe operária e a burguesia. Entrava-se, assim, na etapa estratégica da revolução socialista.
MEDIDAS PARA ISOLAR E DERROTAR A BURGUESIA
A questão do poder é o problema essencial da revolução socialista. A• fim de resolvê-lo, fazia-se indispensável, antes de tudo, extirpar a influência da burguesia sobre as massas populares por ela enganadas. Ao longo de uma luta aguda, os partidos comunistas operários trataram de desvendar diante dos trabalhadores os projetos antipopulares e antinacionais da burguesia, procuraram denunciar os planos reacionários de seus chefes políticos e o trabalho de sapa efetuado pelos partidos burgueses, sob a inspiração dos imperialistas estrangeiros. Desse modo, abalaram a influência da burguesia entre a população.
BASE SOCIAL E POLÍTICA DA DEMOCRACIA POPULAR
A Democracia Popular surge como o poder do povo, isto é, de todos os trabalhadores, com a classe operária à frente. O proletariado e o campesinato constituem a sua base social, sendo a aliança firme entre estas duas classes uma das condições decisivas do sucesso na marcha para o socialismo. O papel dirigente nessa aliança cabe à classe operária. A base política da Democracia Popular é composta dos organismos eleitos pelo povo, através do sufrágio universal, igual, direto e secreto. A totalidade do poder pertence aos trabalhadores, de baixo até em cima.
MUDANÇAS REVOLUCIONÁRIAS
As teorias sobre o desenvolvimento dos países de Democracia Popular pela via da "harmonia" e da "conciliação" dos interesses de classe, pela "integração pacífica" do capitalismo ao socialismo etc., são antimarxistas, contrárias à causa da edificação socialista. As questões fundamentais dessa edificação exigem mudanças revolucionárias. Dependem de leis gerais, comuns a todos os países, o que não exclui a originalidade das formas e dos meios de resolver os problemas em tal ou qual nação.