Associe os estudos das relações intrapessoais/interpessoais, com a empatia e o empreendedorismo e a ética
Soluções para a tarefa
Resposta:
O desenvolvimento do relacionamento intrapessoal é basicamente o ato de conhecer a si mesmo, identificar pontos fortes e que precisam de melhoria, emoções e habilidades. É como você se enxerga no mundo, como vê a si mesmo e como reage às mais diversas situações. É a busca constante pelo autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima.
Já o relacionamento interpessoal diz respeito à relação com o próximo, à maneira como lidamos com nossos colegas, chefes, superiores, clientes, e todos os envolvidos no ambiente de trabalho. Ele tem muito a ver com a nossa reação perante outras pessoas de nosso convívio, como colegas, familiares e amigos.
Explicação:
Para lidar com pessoas, deve-se compreendê-las (empatia) e ter flexibilidade de ação (comportamento). A conduta, obviamente, deve variar conforme a situação e a pessoa.
A empatia (sensibilidade social), somada à flexibilidade de comportamento, resulta em um melhor relacionamento. Consegue-se desenvolver a empatia e flexibilidade de comportamento conhecendo melhor a si mesmo, compreendendo melhor os outros, melhorando suas convivências em grupo e desenvolvendo aptidões para um relacionamento melhor com o outro.
Como o relacionamento intrapessoal diz respeito à integração do autoconhecimento, autodomínio e automotivação, é a base para a realização do relacionamento interpessoal. Portanto, quanto maior for o domínio e controle sobre suas emoções, mais bem-sucedida será a convivência com colegas e outros contatos que fazem parte do ambiente corporativo.
O relacionamento intrapessoal é a base para alcançar o poder do autoconhecimento. Tendo mais consciência sobre sua personalidade, você domina as suas atitudes. Nessa perspectiva, pode desenvolver habilidades muito valorizadas na construção de um ambiente de trabalho em que haja crescimento pessoal, profissional e bom trabalho em equipe. Entre as mais importantes estão:
Humildade para estar sempre disposto a aprender
Persistência para alcançar os objetivos, apesar das dificuldades
Resiliência para recomeçar após os fracassos
Disciplina para cumprir as metas com firmeza e foco
Flexibilidade para enxergar novas possibilidades e se adaptar a situações desconhecidas ou inesperadas
Iniciativa para ser proativo
Motivação para encarar a rotina