Associe corretamente as colunas apresentadas: 1.Aristoteles
2.Agostinho
3.Maquiavel
A-Só poderá existir concórdia na sociedade humana enquanto houver reto exercício da arte de governar. E isso só será possível quando governantes e governados aceitarem, adorarem, e cultuarem Deus. Caso contrário, o bom senso vai ceder lugar a uma torrente de vícios o que comprometerá todo exercício do governo,
B - Aponta que há dois tipos de justiça na polis: a justiça distributiva, relacionada aos bens económicos partilháveis, e a justiça participativa, relacionada ao poder político participável. A cidade será justa, ao fazer a diferença entre essas duas formas de justiça e possibilitar a concretização de ambas em igualdade,
C - Altera a noção de virtude política: passa a ser considerada como a capacidade e a astúcia para se moldar as circunstancias e aos tempos, como ousadia para reconhecer e aproveitar a boa ocasião e força para não ser levado pelas más. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas
RESPOSTA: 1-B, 2-A e 3-C
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Arrasou .. obrigada
Aristóteles aponta dois tipos de justiça, assim como Santo Agostinho vincula a atividade de governar a Deus e Maquiavel transforma a noção de virtude política tradicional. Logo, a resposta correta é 1- B, 2-A, 3-C
Nicolau Maquiavel (1469-1527) inaugura uma nova era do pensamento político. Com ele, a política tende a se afastar do pensamento especulativo ético e religioso para ganhar uma certa autonomia.
Por isso os manuais de filosofia classificam seu pensamento como "realismo político", o que significa desvincular a política da ética, da teoria e do sagrado e tratá-la como objeto próprio.
Implica-se, assim, que quando há necessidade para remédios extremos contra males extremos, o político deve sim adotar tais remédios. Tal tipo de observação vincula-se a uma visão pessimista do homem. O político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas sim constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disto, não hesitando ser temido.
Em suma, trata-se de uma visão oposta a de Aristóteles e Santo Agostinho: enquanto o estagirita apostava em uma razão natural que ditasse os tipos de justiça e virtude humanas e o filósofo cristão vinculava a sustentação da sociedade humana às virtudes morais da lei divina, Maquiavel resolverá jogar tudo no lixo para impor uma teoria política pragmática e utilitarista.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/20719422