Assistam ao documentário "A Evolução do VOO" e respondam as questões abaixo. 1) Quais foram as 4 vezes que o voo surgiu no ambiente. 2) Quais foram as características físicas que permitiram a evolução do voo nas aves. 3) Explique como ocorreu a evolução do voo nas aves. 4) Quais são as espécies fósseis que ajudaram a contar a história de como ocorreu a evolução do voo das aves.
Soluções para a tarefa
Resposta:1) Os insetos, Pterossauros, Aves e Pássaros
2) Ossos pneumáticos
3) Para que eles casassem comida mais facil
4) Pterossauros
Explicação:...
Considerando a evolução do voo e como este processo ocorreu nas aves, temos que:
- 1) o voo evoluiu pelo menos quatro vezes de forma independente nos insetos, nas aves, nos morcegos e nos pterossauros;
- 2) a presença de penas e de ossos pneumáticos foram características cruciais para a evolução do voo nas aves;
- 3) o voo provavelmente evoluiu de modo a facilitar a obtenção de alimento;
- 4) fósseis como o Velociraptor e o Archaeopteryx são importantes e ajudam a explicar a evolução das aves e do voo.
Evolução do voo nas aves
A evolução do voo em animais é um exemplo clássico de evolução convergente, isto é, uma característica que evoluiu de forma independente em diferentes grupos de animais. Neste sentido, sabemos que o voo surgiu pelo menos quatro vezes ao longo da evolução: em insetos, em aves, em morcegos e nos extintos pterossauros.
No que diz respeito às aves, estes animais apresentam uma série de características associadas ao voo, sendo as principais delas a presença de penas e dos ossos pneumáticos, características que foram observadas mesmo em dinossauros como os Velociraptor. Vale destacar, que as aves são descendentes diretas dos dinossauros.
Neste contexto, sabemos que as penas e os ossos pneumáticos surgiram na história evolutiva das aves antes do voo propriamente dito, constituindo o que podemos chamar de pré-adaptação ao voo.
Você pode continuar estudando sobre o voo das aves aqui: https://brainly.com.br/tarefa/36663341
#SPJ1