Assista o filme A que horas ela volta e faça um resumo da desigualdade social ilustrada no filme
Soluções para a tarefa
Explicação:
Vemos o desconforto de uma família da elite paulistana com os seus espaços e privilégios sendo ameaçados por parte de uma classe social que até ontem seguia um estatuto implícito de submissão imposta.
O filme se baseia na história de uma mãe (val) que deixa sua filha ainda pequena (Jessica) no Pernambuco e se muda para São Paulo, onde encara as dificuldades diárias como toda empregada doméstica. Sendo um filme bom que não foi feito para ser um filme bom, foi feito para ser um filme doloroso, para jogar privilégios na cara e denunciar os preconceitos e o abismo que existe entre classes sociais no Brasil.
Os então patrões de Val, nem se quer a reconhecem como pessoa, e se julgam superiores à ela. Os patrões se consideram uma casta tão superior que ficam verdadeiramente surpresos ao descobrir que Jéssica pretende prestar vestibular para arquitetura. Eles se incomodam com a postura da moça, que tem consciência de que não é inferior a ninguém e se recura a agir como se fosse.
. É Jéssica que, quebrando os paradigmas profundamente enraizados na nossa cultura e no imaginário popular, ensina à mãe que ela é um ser humano tão válido quando qualquer outro e tem pleno direito de ocupar espaço no mundo.