Assista o documentário chamado "O lado negro do chocolate" do jornalista dinamarquês Miki Mistrati, no qual ele denuncia o uso de trabalho infantil e tráfico de crianças na Costa do Marfim para uso como mão--de-obra escrava nas lavouras de cacau. Em seguida responda: a) o documentário exclarece as denúncias de uso de mão-de-obra infantil? Justifique! b) por que para os países europeus, produtores de chocolate, é tão vantajoso comprar cacau da África? Explique e exemplifique: c) qual a relação entre a venda de commoditie e a fome nessas regiões da África? Me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
a)
Não.
Por um lado, existem entrevistas com as próprias crianças que trabalhavam nas plantações de cacau e conseguiram fugir. Em contraparte, as empresas alegam que não estão contribuindo com a prática do trabalho infantil, e que possuem projetos e atividade que, na verdade, buscam inviabilizar e extinguir esse tipo de trabalho.
b)
O baixo custo, que por trás esconde condições precárias de trabalho. Por exemplo, em determinado momento no documentário, um dos traficantes de crianças afirma que custa apenas 230 euros para comprar uma criança.
c)
Um commoditie trata-se de um produto ou bem de origem primária que detém grande valor estratégico comercial.
As especulações financeiras na bolsas de valores contribuem para o aumento no preço das commodities agrícolas, tais como o milho e o cacau, e consequentemente o preço mundial dos alimentos sobe.
Quanto mais caro for um alimento, mais difícil é para uma pessoa pobre compra-lo.
Espero ter ajudado, bons estudos.