Assista ao vídeo abaixo e a partir de uma análise reflexiva, elabore um texto que responda as questões abaixo:
a. A situação dos pais com filhos surdos frente às mudanças.
b. A posição do prof. Capovilla a respeito do fechamento das escolas bilíngues.
c. O atendimento educacional especializado (AEE) como substituição da escola bilíngue.
d. A inclusão verdadeira e a depreciação da cultura surda.
e. As recomendações que o prof. Capovilla faz ao Ministério da Educação.
Após responder as questões, elabore uma resenha do assunto veiculado no vídeo com no máximo 10 linhas, se posicionando frente a inclusão do surdo nas salas regulares.
Soluções para a tarefa
Os pais de crianças com deficiência auditiva, enfrentam muito dilemas e caminhos tortuosos para conseguir proporcionar a seus filhos, uma educação de qualidade.
O grande dilema, é a constante batalha entre as escolas comuns e as bilíngues, com o ensino de Libras.
O professor Fernando Capovilla, fala em entrevista, sobre os dois quadros desta educação. Capovilla defende vigorosamente as escolas bilíngues e abomina o fato de estar sendo cogitada a hipótese de fechamento.
O ambiente conta muito para o aprendizado e desenvolvimento da criança, com as escolas bilíngues, ela se verá em um meio onde pode se expressar e interagir a sua maneira.
Outro fato importante, é que o ensino público comum já enfrenta muitos problemas com a manutenção de materiais e qualidade dos conteúdos passados.
É ingenuidade achar que este tipo de ensino, que requer um especialização e um preparo muito grande dos profissionais envolvidos, tenha a estrutura e a qualidade que se faz necessária.
A inclusão precisa ser muito mais do que a garantia de uma vaga escolar, precisa ser pensada a longo prazo e com muita dedicação.
Infelizmente, nosso país está muito atrasado e ignorante quanto a cultura surda. A Libras não é tão conhecida como poderia ser e muitas vezes tanto crianças, quanto jovens e adultos, acabam sofrendo diversos tipos de preconceitos.
Esta familiarização ajudará e muito no ensino da língua e na quebra de preconceitos.
A sociedade tende a excluir o que e quem é diferente. Nossos governantes preferem deixar de lado, ao invés de solucionar os problemas. Os surdos ainda são olhados com preconceito e irritabilidade, falta de paciência.
Esta criança irá sofrer tanto em seu desenvolvimento intelectual e na alfabetização, quanto psicologicamente, pois se sentirá deslocada e incompreendida. No fim das contas não conseguirá aprender e talvez até regride em suas habilidades atuais.
As escolas bilíngues têm exatamente esta preocupação, ensinar a crianças sua forma de comunicação e integrá-la de forma mais eficaz, ao ambiente em que vive.
A ideia de escola comum em um segundo turno, talvez seja a melhor saída, pois manterá a criança interessada e estimulada, sem deixar de proporcionar a ela convivência com outras crianças que não sejam surdas.
No caso podemos afirmar que texto trata sobre a linguagem para surdos e a sua inserção em sala de aula.
Importante notar que a parcela de pessoas surdas tem aumentado todos os anos necessitando assim de meios que promovam a inserção desse público em sala de aula.
Nesse quesito, podemos perceber que as escolas tem fomentado cada vez mais o estudo das libras.
Assim, com as escolas bilinguismo torna-se muito mais fácil incluir o surdo junto com os demais alunos.
Por fim, veja que a cultura sorda deverá ser estimulada dentro de sala de aula.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19420886
espero ter ajudado!