Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações
: A gramática normativa, normalmente ensinada nas escolas, pode dar origem a práticas elitistas e discriminatórias.
Todas as pessoas alfabetizadas são necessariamente letradas. Todas as pessoas letradas são necessariamente alfabetizadas.
A língua é um sistema vivo e dinâmico que costuma sofrer modificações em diferentes regiões ou ao longo do tempo.
Ao afirmar que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, Paulo Freire defende a ideia de que a aprendizagem da língua supera o conhecimento das letras e das normas ortográficas
. A gramática internalizada é o conjunto de conhecimentos aprendido no processo de
Soluções para a tarefa
F
V
V
A última faltou aí hein. Mas confira aí: a gramática internalizada é aquela que aprendemos na relação e interação com a sociedade.
Olá
Na última alternativa está faltando uma parte, mas aqui está completa:
a gramática internalizada é aquela que aprendemos na relação e interação com a sociedade
A primeira afirmação é VERDADEIRA; a gramática ensinada nas escolas é bastante excludente quanto as formas variáveis da língua falada em cada tipo de comunidade, o que pode ser um fator determinante no surgimento de comportamentos discriminatórios.
A segunda afirmação é FALSA; uma pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever, já uma pessoa letrada é aquela que sabe ler, escrever, e tem conhecimento cultural, um nível de interpretação aguçado, algo mais erudito. Portanto, todas as pessoas alfabetizadas NÃO necessariamente são letradas, mas sim, todos os letrados são alfabetizados.
A terceira afirmação é VERDADEIRA; a língua é um sistema dinâmico repleto de formas variáveis e mudanças que se dão ao longo do tempo e por conta de outros fatores.
A quarta afirmação é VERDADEIRA; a afirmação de Freire pode ser interpretada como se a leitura do mundo, ou seja, o modo que a pessoa vê o mundo, contextualiza seu ambiente e interpreta as ações que ocorrem à sua volta vem antes do aprendizado da língua gramatical própria.
A quinta afirmação é FALSA; a gramática internalizada não é o que aprendemos tendo contato com o mundo externo, são as regras que estão já em nossas cabeças, que fazem as crianças, por exemplo, usarem os verbos de maneiras "incorretas" que adultos (que já possuíram bastante contato com a língua diferente das crianças) não utilizam, como a forma "fazi", "sabo" (fiz e sei).
Boa noite! :)