Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso as afirmações abaixo, referentes ao teatro no período moderno: ( ) Bertolt Brecht (1898-1956) propunha um teatro politizado, cujo objetivo era/é modificar a sociedade. A “Ópera dos Três Vinténs” (1928) é o trabalho de maior destaque, cuja parceria é com o compositor Kurt Weill (1900-1950). ( ) O indiano Constantin Stanislavski (1863-1938), é o maior representante do “Naturalismo”, e chegou a criar um método específico de encenação/interpretação. ( ) O Naturalismo Realista propõe um novo espaço para o ator/atriz. ( ) Brecht criou o “Efeito de Distanciamento” (Verfremdungseffekt), que permitia ao público distanciar-se dos personagens e da ação dramática. Sua pretensão era não hipnotizar o espectador, mas despertá-lo para uma reflexão crítica, rompendo com a ilusão através do estranhamento, e deixando claro a todos que teatro não é vida real. ( ) O “Teatro da Crueldade” é uma proposta teatral desenvolvida na França, por Antonin Artaud (1896-1948) apresentado em seu livro “O Teatro e seu Duplo” (1938).A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V - V - V - F - F
b) V - F - F - V - V
c) F - V - V - F - V
d) F - F - V - V - V
e)F - V - F - V - V
Soluções para a tarefa
respostas:
V F F V V
( V ) Bertolt Brecht (1898-1956) propunha um teatro politizado, cujo objetivo era/é modificar a sociedade. A “Ópera dos Três Vinténs” (1928) é o trabalho de maior destaque, cuja parceria é com o compositor Kurt Weill (1900-1950).
( F) O indiano Constantin Stanislavski (1863-1938), é o maior representante do “Naturalismo”, e chegou a criar um método específico de encenação/interpretação.
correção: ele não era indiano, e sim russo
( F ) O Naturalismo Realista propõe um novo espaço para o ator/atriz.
correção: um novo espaço para o diretor e encenador.
( V ) Brecht criou o “Efeito de Distanciamento” (Verfremdungseffekt), que permitia ao público distanciar-se dos personagens e da ação dramática. Sua pretensão era não hipnotizar o espectador, mas despertá-lo para uma reflexão crítica, rompendo com a ilusão através do estranhamento, e deixando claro a todos que teatro não é vida real.
( V ) O “Teatro da Crueldade” é uma proposta teatral desenvolvida na França, por Antonin Artaud (1896-1948) apresentado em seu livro “O Teatro e seu Duplo” (1938).