Assinale V quando verdadeiro e F quando Falso ( CORRIGINDO AS ERRADAS PARA ACERTAR A QUESTÃO )
1 – ( ) Na Europa, nos séculos XV e XVI, foi o palco de grandes transformações, convencionalmente consideradas marcos da Modernidade. Na política, ocorreu a centralização do poder, que acompanhou a formação dos estados modernos.
2 - ( ) As reformas religiosas desempenharam um importante papel no processo de afirmação da cultura moderna e consistiam em um movimento de crítica a Igreja Luterana, especialmente no tocante à venda das indulgências e à riqueza proveniente da mercantilização da fé e ao seu afastamento dos valores espirituais.
3 – ( ) Entre o final da Idade Média e o início dos tempos modernos, a lenta desestruturação do capitalismo e reaquecimento do comércio, assim como a conquista da América, trouxeram mudanças para o modo de pensar e viver de muitas pessoas de diversas cidades e regiões europeias.
4 –( ) Em contraposição à mentalidade medieval, em que as pessoas eram vistas coletivamente, incluídas no mundo cristão, os tempos modernos permitiam brechas para as manifestações do individualismo, seja na economia, nas artes, na filosofia, nas ciências, etc.
5 – ( ) Os valores humanistas estimulavam a curiosidade intelectual, o espírito de iniciativa, o desejo de aventuras e de exploração do mundo.
6 – ( ) Dentre as condições que favoreceram o surgimento do Renascimento na Península Itálica não podemos destacar elementos preservados da antiguidade, como monumentos arquitetônicos e esculturas do Antigo Império Romano.
7 – ( ) Luiz Vaz de Camões, grande poeta da língua portuguesa, narrou em os Lusíadas a história de Portugal., desde as suas origens, até a epopeia dos descobrimentos marítimos, a partir da viagem de Cristovam Colombo para as Índias.
8 – ( ) Galileu Galilei defendeu as teorias de Copérnico ( Heliocentrismo ) em razão disso chegou a ser acusado de herege pela Inquisição católica e, para livrar-se da pena de morte, negou publicamente suas convicções.
9 – ( ) João Calvino, fundador do Anglicanismo defendia a Teoria da Predestinação, na qual cada ser humano estava predestinado a merecer o céu ou o inferno.
10 – ( ) Durante o período renascentista a produção artística foi-se ligando a Igreja, e esta ( Igreja ) passou a ter o monopólio cultural de toda a produção.
11 – ( ) Na Idade Média o Mercantilismo não foi a política econômica que dirigiu o intervencionismo estatal e o dirigismo econômico.
12 – ( ) O capitalismo, como sistema de dominação, instituiu a produção complementar e o monopólio comercial na relação entre colônia e metrópole.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
espero ter ajudado
Explicação:
1 (V)
2(F)
3(F)
4(V)
5(V)
6(F)
7(V)
8(F)
9(F)
10(V)
11(V)
12(V)
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás