Assinale "V" para as afirmações verdadeiras e "F", para as de conteúdo falso sobre os Movimentos Sociais:
( ) Após o período de redemocratização no Brasil e abertura política advinda de um longo período de Ditadura Militar no país, um processo de intensas mobilizações políticas aparecem em cena, como partidos e movimentos sociais.
( ) O quadro de abertura política também favorece um processo de mobilização ao redor de bandeiras de lutas sociais.
( ) A terra, sempre foi o epicentro dos conflitos agrários no Brasil, várias bandeiras de luta pela questão da propriedade e da reforma agrária, surgiram a partir da década de 1980.
Assinale a alternativa correta da questão:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
F - F - V.
d)
F - V - V.
e)
F - F - F.
2)
Sobre os movimentos sociais, podemos concluir que eles criaram formas de luta e resistência bem diferentes da luta antissistêmica contra o modo de produção capitalista em sua totalidade. Estaríamos corretos em apontar que, nas últimas décadas, estes movimentos passam a enfrentar o Estado como agente interlocutor das questões sobretudo no campo...
Pensando na relação dos movimentos sociais com a estrutura fundiária brasileira na atualidade, avalie as afirmações a seguir:
I - A realização da reforma agrária pressupõe a presença de forças sociais capazes de mobilizar energia suficiente para vencer a resistência dos grupos econômicos e sociais que resistem à mudança do status quo dominante.
II - Sob a liderança do latifúndio e das grandes empresas agroindustriais, a reforma agrária é combatida de maneira sistemática e implacável pelos segmentos da sociedade que dependem da superexploração do trabalho no campo e na cidade.
III - O padrão de absorção do progresso técnico que condena a maioria da população à marginalidade social, permite que uma parcela pequena possa copiar os estilos de vida das economias centrais.
Assinale a alternativa correta da questão:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b)
Apenas as firmações I e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d)
Apenas a afirmação III está correta.
e)
As afirmações I, II e III estão corretas.
3)
No Brasil a questão da terra é também um espaço "político", no sentido de uma luta fundamentalmente de classes. Assim como a dinâmica de acumulação e expansão da base produtiva capitalista se estendem ao universo rural, as relações na sua essência também são reflexo dessa estrutura que tem suas contradições. Dentro do assunto avalie os dois trechos a baixo como asserções:
Trecho I - No Brasil encontramos uma "grossa" camada de pequenos produtores que, por conjunturas diversas, perderam a posse da terra. Encontramos imensas áreas, onde o rural se diversifica em quilombos e terras indígenas, assentamentos de reforma agrária e a própria condição do arrendatário, sitiante e pequeno proprietário.
Por razões óbvias,...
Trecho II - Essa divisão leva a um conflito baseado na terra. Ao aumentar a corrida por terras, a revitalização do agronegócio acirra ainda mais as terríveis contradições que opõem o latifúndio ao homem pobre do campo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas o Trecho I está correto. É o único que explica a questão da renda da terra em Karl Marx.
b)
Apenas o Trecho I está correto. É o único que considera as classes sociais no processo capitalista.
c)
Os Trechos I e II estão corretos e são complementares sobre as contradições advindas das relações no campo.
d)
Apenas o Trecho II está correto. É o único que retrata a teoria da transformação social no capitalismo.
e)
Apenas o Trecho II está correto. É o Trecho que melhor explica a taxa de mais-valia de Karl Marx.
4)
Sobre a relação do capitalismo como formação social e a agricultura no Brasil, avalie as afirmações a seguir, atribuindo "V" para as verdadeiras, e "F" para as de conteúdo falso:
( ) A agricultura impulsiona os mecanismos de expansão industrial, de surgimentos das cidades e principalmente de acumulação capitalista no campo. É com o processo alavancado pela agricultura brasileira, que as metamorfoses sociais no Brasil se consolidam.
( ) A agricultura condiciona os fatores econômicos; via processo de acumulação de riqueza do grande cafeicultor e do senhor de terras no final do século XIX, fatores políticos; via construção de um Estado com origens agrárias, e fatores sociais; com importantes modificações das relações de trabalho no campo.
( ) No modelo econômico capitalista, a agricultura não pode exercer o papel central, pois, a acumulação de capital no Brasil, começa pelas grandes cidades e pelas economias do século XVII.
Assinale a alternativa correta da questão:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
F - F - V.
d)
F - V - V.
e)
F - F - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Oi boa tarde:
alternativa D
alternativa D
carlosmiguelfep5uwrf:
1 D 2 E 3 B 4 A
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás