Assinale o tipo de oração que expressa a ideia de contrariedade, de oposição (semelhante às orações coordenadas adversativas) no período composto por subordinação: *
1 ponto
Orações Subordinadas Adverbiais Consecutivas
Orações Subordinadas Adverbiais Conformativas
Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas
Orações Subordinadas Adverbiais Concessivas
Orações Subordinadas Substantivas Completivas Nominais
Soluções para a tarefa
Resposta:
As orações que possuem o mesmo valor de contrariedade das Orações Coordenadas Adversativas nos períodos compostos por subordinação são as Orações Subordinadas Concessivas.
Explicação:
Períodos compostos por Coordenação possuem orações independentes sintaticamente que podem possuir valor de adição, alternância, explicação, conclusão e adversidade.
As Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas são aquelas que apresentam uma conjunção adversativa que indica contraste entre as duas orações, ou seja, há uma quebra de expectativa e as ideias se tornam contrárias dentro do mesmo período.
São exemplos de conjunções adversativas: mas, porém, contudo, no entanto e todavia.
Veja em uma frase: Eu estudei muito para o teste mas não passei.
A ideia de que se estudou muito para a prova e conseguiu, por isso, um bom resultado fora quebrada pela conjunção mas e o restante da oração apresenta um fato distante daquele que se esperava. Ele reprovou no teste.
Já nas Orações Subordinadas Adverbiais, que ligam períodos compostos e dependentes sintaticamente, as Concessivas são equivalentes às adversativas em sentido.
Exemplos de conjunções concessivas: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.
Veja em uma frase: Embora tenha estudado para o teste, não passei.
A mesma ideia de ter estudado para o teste e conseguido um bom resultado por isso foi quebrada, e o fato que a sucede é também de fracasso, sendo oposição ao que se dizia anteriormente.
Mais dicas?
https://brainly.com.br/tarefa/28789020