assinale o gráfico (entalpia x caminho da reação) que melhor condiz com o tipo de reação descrita acima e representação gráfica da energia de ativação indicada abaixo pela seta dupla
Soluções para a tarefa
Alternativa C.
Explicação:
A energia de ativação é a quantidade mínima de energia necessária para que a colisão entre as partículas dos reagentes, feita em uma orientação favorável, seja feita e resulte em reação.
As reações só ocorrem quando os reagentes possuem energia de ativação (ou energia mínima necessária, que varia de reação para reação; tanto na quantidade como na forma) ou quando ela é fornecida a eles.
Dessa forma, podemos concluir que a energia de ativação (Eat) é a diferença entre a energia necessária para que a reação tenha início (E) e a energia própria contida nos reagentes (Epr):
Eat = E - Epr.
A energia de ativação é um obstáculo para que a reação ocorra e ela é necessária para romper as ligações dos reagentes. Com isso, a reação ocorre e novas ligações são feitas para a formação dos produtos.
Quando a colisão entre as partículas dos reagentes com orientação favorável ocorre com energia igual ou superior à energia de ativação, antes da formação dos produtos, forma-se um estado intermediário e instável, denominado complexo ativado, em que as ligações dos reagentes estão enfraquecidas e as ligações dos produtos estão sendo formadas. Assim, a energia de ativação é a energia necessária para formar o complexo ativado.
Visto que na reação dada no enunciado foi liberada energia, a energia dos produtos é menor que nos reagentes. Além disso, a energia de ativação é dada pela diferença entre a energia necessária para a reação iniciar e formar o complexo ativado (topo mais alto) e a energia que os reagentes já possuíam no início da reação.
Abaixo temos um gráfico (anexado) que mostra a energia de ativação como uma barreira para a efetivação da reação:
Olá, tudo bem?
Resposta >>> C.
Perceba que: A + B >>> C + D + calor
Se sobrou calor, significa que a reação é exotérmica e, ao final, a Entalpia do Produto será menor que a Entalpia do Reagente, portanto A e B são descartados por serem reações endotérmicas, alem da seta dupla estar posicionada incorretamente em A.
A setinha dupla não deve passar da marca da Entalpia do Reagente, por isso D está incorreta.
Espero ter ajudado :-) Bons estudos.