Assinale a única alternativa que não corresponde a uma ideia defendida pelo pensador Augusto Comte.
a) O pensar científico e a cultura industrial serão substituídos pelo pensar teológico e pela sociedade militar, e estas propiciarão a ordem social.
b) Assim como não há liberdade de consciência na matemática ou na astronomia, não pode haver também em matéria de sociologia.
c) A história da humanidade é o desenvolvimento da natureza humana.
d) A sociologia é a ciência positiva da sociedade.
e) A sociologia parte de leis mais gerais, das leis fundamentais da evolução humana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa que não corresponde a um pensamento de Comte é a "A":
a) O pensar científico e a cultura industrial serão substituídos pelo pensar teológico e pela sociedade militar, e estas propiciarão a ordem social.
Explicação:
É o contrário do que diz essa alternativa: O último estado, em que o homem alcança sua excelência, é o positivo, caracterizado pela subordinação da imaginação (teológico) e da argumentação (metafísico) à observação dos fenômenos.
No pensamento positivo cada ideia deve corresponder a um fato, particular ou universal. O conhecimento se dá por meio da pesquisa das leis imutáveis relativas àquele fenômeno. Até mesmo os fenômenos psicológicos devem ser explicados como os relacionados a física, por meio de relações que são imutáveis.
Ao contrário dos estados teológicos ou metafísico, no estado positivo a explicação dos fenômenos não se dá por um só princípio, como os deuses, mas por uma relação entre as ciências por meio de uma metodologia comum, uma unidade de conhecimento coletiva. Esta metodologia universal possibilitaria a fraternidade entre os homens, já que todos estariam sujeitos as mesmas leis.
Este conhecimento também beneficiaria o desenvolvimento da indústria, permitindo o desenvolvimento de técnicas em que o homem poderia utilizar para explorar a natureza.
Resposta:
A
Explicação: