Assinale a segmentação correta do seguinte silogismo:
1)Todas as aves voam.
2) Esta capivara é uma ave.
3) Logo, esta capivara voa. *
a). Universal afirmativo. 2. Particular afirmativo. 3. Particular afirmativo. Termo menor: Esta capivara. Termo maior: é uma ave. Termo médio: voa. Dedução inválida.
b) Universal afirmativo. 2. Singular afirmativo. 3. Singular afirmativo. Termo menor: Esta capivara. Termo maior: voa. Termo médio: aves/ave. Dedução válida.
c) Particular afirmativo. 2. Universal afirmativo. 3. Universal afirmativo. Termo menor: Todas as aves. Termo maior: voam. Termo médio: Esta capivara. Indução inválida.
d) Universal afirmativo. 2. Particular negativo. 3. Particular negativo. Termo menor: Esta capivara. Termo maior: voa Termo médio: é uma ave. Indução válida
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
Animais que voam
Ossos leves, pernas fortes e asas especialmente moldadas. Os corpos das aves são feitos para voar. O simples fato de subir ou descer pelos céus ajuda as aves a fugir de seus predadores e também as torna melhores caçadoras. É pelo vôo que elas são capazes de realizar a migração, as viagens de longas distâncias de lugares frios para quentes.
Uma ave usa as suas pernas para empurrar o chão em direção ao ar, é a chamada impulsão. Depois, bate as asas para levantar e a união dessas ações é o conhecido vôo. Mas nem sempre elas precisam bater as asas para voar. Uma vez no alto do céu, elas também podem planar.
Mas os pássaros não são os únicos animais que voam, ao contrário do que muita gente pensa. Veja o caso do morcego, por exemplo, um mamífero, e dos insetos. E todas as aves voam? A resposta a essa pergunta é não, como podemos comprovar com o avestruz, a ema e o pinguim, que mesmo com asas, não as utilizam para o deslocamento.
Por outro lado, nem sempre o animal que se desloca pelo ar, é um animal que voa. Muita gente confunde os animais que podem planar com aqueles que podem voar. Os animais voadores usam suas asas para subir e descer pelos céus, enquanto aqueles que podem planar simplesmente usam o vento para ficar no ar.
Os animais planadores são considerados animais aéreos, mas não voadores. Para permanecerem no ar, eles utilizam seus corpos pequenos e leves e uma membrana de pele muito fina que une seus membros. Assim, ao saltar, eles esticam os membros e utilizam sua membrana para planar. Dentre os animais planadores encontramos tanto mamíferos como répteis. No artigo Animais aéreos - Exemplos e características você pode conferir as diferenças entre animais voadores e aéreos.
Assim, é bom destacar que os únicos animais que podem realmente voar são aves, insetos e morcegos.
Veremos abaixo uma lista com 10 exemplos animais que voam: