Assinale a resposta correta:
Com o objetivo de industrializar o país, o ministro das finanças do governo provisório, Rui Barbosa:
( ) Aumentou a quantidade de moeda em circulação.
( ) Os bancos puderam emitir moedas sem a reserva ( lastro) equivalente.
( ) Facilitou empréstimos bancários a quem quisesse montar uma empresa.
( ) Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A última alternativa.
Explicação:
Para desenvolver a indústria no Governo Provisório, Rui Barbosa como ministro das finanças decidiu incentivar o crédito barato e sua facilitação para quem quisesse montar uma empresa. Por isso, aumentou a quantidade de moeda em circulação e passou a imprimir sem lastro( padrão ouro na época), o que gerou consequentemente uma grande inflação e especulação de empresas, na chamada crise do Encilhamento.
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas.
Explicação:
Baseado no sistema bancário norte-americano, Rui Barbosa estabeleceu uma política monetária focada na livre emissão de créditos monetários. Desta forma, para estimular a industrialização e o desenvolvimento de novos negócios, os bancos passariam a liberar empréstimos livremente às pessoas, sem mesmo saber de suas reais condições de pagamento. Esta política ficou conhecida como encilhamento.
Sem abandonar o setor primário, do qual a economia brasileira e o próprio governo eram absolutamente dependentes, o programa dividiu o país em três grandes regiões bancárias autorizadas a emitir dinheiro, cuja garantia (lastro) eram títulos da dívida pública. Pressionado, o governo terminou credenciando outros bancos a emitirem papel-moeda, criando um volume de dinheiro circulante muito além do que o país necessitava.