Assinale a resposta correta a respeito da ordem constitucional do Brasil Imperial. Escolha uma opção: 1.O Brasil era um Estado laico, isto é, adotava uma posição neutra no campo religioso, sem apoiar nem discriminar nenhum credo, embora houvesse franca simpatia pela Igreja Católica Apostólica Romana, que era seguida pela maioria da população. 2.Nosso Estado detinha a forma unitária, ou seja, o poder era centralizado em um único órgão, a Coroa, havendo, contudo, autonomia política das províncias para certas matérias. 3.O Brasil era um Estado confessional, adotando como religião oficial o Catolicismo Apostólico Romano, não podendo outras formas religiosas ter manifestação externa. 4.O Estado Brasileiro era federal, ou seja, o poder político era repartido entre o órgão central e as diversas províncias regionais. 5.Os presidentes das províncias do Império brasileiro eram eleitos diretamente pelo povo das respectivas províncias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil era um Estado confessional, adotando como religião oficial o Catolicismo Apostólico Romano, não podendo outras formas religiosas ter manifestação externa.
Explicação:
Sobre a relação estatal no período do Brasil Imperial e a religião vigente no território, está correto o apresentado na assertiva 3, uma vez que havia uma união entre os poderes secular e o espiritual, logo, influência externas oriundas de qualquer outra religião - não eram permitidas no cenário nacional.
A Igreja e o Estado
A relação de interdependência entre a Igreja e o Estado vigente no período Imperial fez com que o desenvolvimento de preconceitos e da intolerância religiosa se tornasse uma realidade no contexto brasileiro. Felizmente, a Constituição de 1988, promulgada após cem anos após esse período, assegurou a liberdade religiosa.
Saiba mais sobre a o Brasil Império em: https://brainly.com.br/tarefa/29302465
#SPJ5