Assinale a opção que corresponde à melhor correção do texto anterior, de acordo com as normas da língua escrita formal. a) Detesto aquele rapaz. Se eu tiver a chance de não cumprimentá-lo, eu não cumprimento. Conheço-o há mais de 10 anos atrás. Quando lhe pedi ajuda, ele me virou as costas. Tenho amigos que acham que deve-se perdoar estas coisas. Recuso-me a aceitar isto. b) Detesto aquele rapaz. Se eu tiver a chance de não lhe cumprimentar, eu não cumprimento. Conheço-o há mais de 10 anos atrás. Quando pedi ajuda, ele me virou as costas. Tenho amigos que acham que devem-se perdoar essas coisas. Recuso-me a aceitar isso. c) Detesto aquele rapaz. Se eu tiver a chance de não cumprimentá-lo, eu não o cumprimento. Conheço-o há mais de 10 anos. Quando lhe pedi ajuda, ele virou-me as costas. Tenho amigos que acham que se devem perdoar essas coisas. Recuso-me a aceitar isso. d) Detesto aquele rapaz. Se eu tiver a chance de não o cumprimentar, eu não o cumprimento. Conheço-lhe há mais de 10 anos. Quando lhe pedi ajuda, ele virou-me as costas. Tenho amigos que acham que deve perdoar-se essas coisas. Recuso-me a aceitar isso. e) Detesto aquele rapaz. Se eu tiver a chance de não o cumprimentar, eu não cumprimento. Conheço-o há mais de 10 anos atrás. Quando pedi ajuda, ele virou-me as costas. Tenho amigos que acham que se deve perdoar estas coisas. Recuso-me a aceitar isso.
Soluções para a tarefa
C) Detesto aquele rapaz. Se eu tiver a chance de não cumprimentá-lo, eu não o cumprimento. Conheço-o há mais de 10 anos. Quando lhe pedi ajuda, ele virou-me as costas. Tenho amigos que acham que se devem perdoar essas coisas. Recuso-me a aceitar isso.
Há e atrás na mesma frase na língua portuguesa está errado, ambos só podem ser usadas juntas em poemas, usando a licença poética.
A escrita consoante as normas da língua escrita formal ocorre em:
d) Detesto aquele rapaz. Se eu tiver a chance de não cumprimentá-lo, eu não o cumprimento. Conheço-o há mais de 10 anos. Quando lhe pedi ajuda, ele virou-me as costas. Tenho amigos que acham que se devem perdoar essas coisas. Recuso-me a aceitar isso.
Colocação pronominal
Essa atividade avalia o conhecimento do aluno quanto ao emprego dos pronomes oblíquos átonos conforme a norma padrão.
Em "não cumprimentá-lo", o pronome destacado está em posição de ênclise (após o verbo), mesmo havendo a palavra atrativa "não", pois o verbo cumprimentar está no infinitivo.
Em "não o cumprimento", há próclise obrigatória, pois o advérbio "não" atrai o pronome átono (note que o verbo cumprimento está flexionado, não no infinitivo).
Em "Conheço-o", foi usada a ênclise obrigatória, pois o verbo está no início do período. Por esse mesmo motivo também ocorre ênclise em "Recuso-me".
Em "Quando lhe pedi, há emprego da próclise (pronome antes do verbo), já que o termo quando é palavra atrativa.
Em "que se devem", há de novo próclise, pois o termo que é conjunção integrante, palavra atrativa de pronome.
Mais sobre colocação pronominal em:
brainly.com.br/tarefa/5642695
brainly.com.br/tarefa/7387964
#SPJ2