Assinale a opção que contém o nome e a definição da instituição germânica que favoreceu o feudalismo.
Escolha uma:
a. Precarium: consistia na entrega de terras a um grande senhor em troca de proteção, como ocorreria posteriormente com os vilões.
b. Clientela: estabelecia relações de dependência social entre os indivíduos, tal como as que se criaram entre senhor e servo.
c. Comitatus: estabelecia a relação de lealdade entre o chefe tribal e os guerreiros, como a que havia entre suseranos e vassalos.
d. Colonato: impunha a fixação do camponês (colono) à terra, semelhante à do servo, que ficava subordinado aos grandes proprietários rurais.
Soluções para a tarefa
Olá!
Bom, vou ser sincera, eu NÃO tenho certeza da resposta, mas aqui vai:
Eu acho que a resposta certa seria a letra (C) pois:
A origem do comitatus é uma relação da sociedade feudal entre o suserano e o vassalo baseadas na honra e lealdade. Foram grupos formados por guerreiros e seu chefe. Ocorreram relações entre nobres, que nesse período eram os únicos que entravam em combate.
e pelo que vejo, parece muito com o que está escrito na letra (C)
outro exemplo é esse:
Era uma tradição germânica em que jovens guerreiros deveriam jurar fidelidade ao seu chefe e isso juntado com o colonato que era uma instituição germânica favoreceu a formação e consolidação do feudalismo e originou as relações entre superanos e vassalos, típicos na Idade Média.
Espero ter ajudado! (lembrando que não tenho certeza, me desculpe)
Bons estudos!!
Resposta:
letra c)
Explicação: