Português, perguntado por amoramusic9090, 8 meses atrás

Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo destacado na passagem do texto:
( )“A casa FICA num alto lavado de ventos.” (parágrafo 4) – ligação
( )“Aqui não HÁ encantos.” (parágrafo 7) – intransitivo
( )“… que LEVANTAVAM um muro colorido ao pé dos estacotes,” (parágrafo 5) – transitivo direto e indireto
( )“Sim, só COMPARO o Nordeste à Terra Santa.” (parágrafo 12) – intransitivo
( )“…em torno do qual GRAVITAM as plantas, os homens e os bichos.” (parágrafo 12) – intransitivo


amoramusic9090: texto:
10) (Unirio) TERRA“Tudo tão pobre. Tudo tão longe do conforto e da civilização, da boa cidade com as suas pompas e as suas obras. Aqui, a gente tem apenas o mínimo e até esse mínimo é chorado.Nem paisagem tem, no sentido tradicional de paisagem. Agora, por exemplo, fins d’águas e começos de agosto, o mato já está todo zarolho.
amoramusic9090: E o que não é zarolho é porque já secou. Folha que resta é vermelha, caíram as últimas flores das catingueiras e dos paus-d’arco, e não haveria mais flor nenhuma não fossem as campânulas das salsas, roxas e rasteiras.No horizonte largo tudo vai ficando entre sépia e cinza, salvo as manchas verdes, aqui e além, dos velhos juazeiros ou das novatas algarobas. E os serrotes de pedra quando o sol bate neles de chapa, tira faíscas de arco-íris.
amoramusic9090: E a água, a própria água, não dá impressão de fresca: nos pratos-d’água espelhantes ela tem reflexos de aço, que dói nos olhos.A casa fica num alto lavado de ventos. Casa tão rústica, austera como um convento pobre, as paredes caiadas, os ladrilhos vermelhos, o soalho areado. As instalações rudimentares, a lenha a queimar o fogão, a água de beber a refrescar nos potes. O encanamento novo é um anacronismo, a geladeira entre os móveis primitivos de camaru parece sentir-se mal.
amoramusic9090: Não tem jardim: as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes, estão ressequidos como ramos bentos guardados num baú. Também não tem pomar, fora os coqueiros e as bananeiras do baixo.Não tem nada dos encantos tradicionais do campo, como os conhecimentos pelo mundo além. Nem sebes floridas, nem regatos arrulhantes, nem sombrios frescos do bosque – só se a gente der para chamar a caatinga de bosque.
amoramusic9090: ... ainda falta, mas n consigo envicar
amoramusic9090: aaaaaa, enviar"

Soluções para a tarefa

Respondido por mfluan05
4

Olá,

ALTERNATIVA  (D)   em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos

Explicação:

as plantas, os homens e os bichos - sujeito da oração

gravitam - VI  verbo que se basta no sentido ( sem complemento)

b) “Aqui não há encantos. - é VTD   VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR E OCORRER NÃO TEM SUJEITO TEM OD E ESSE VERBO SERÁ VTD

AQUI NÃO HÁ ( o quê) - ENCANTOS (OD)

Espero ter ajudado!

Bons estudos!

Perguntas interessantes