Filosofia, perguntado por kawanearaujopa6h6e, 10 meses atrás

Assinale a alternativa que se refere corretamente à declaração de Protágoras de que “o homem é a medida de todas as coisas”. *

a) Protágoras, ao anunciar o homem como medida de todas as coisas, reforça o caráter absoluto do conhecimento humano, uma vez que a humanidade é senhora absoluta da natureza.

b) A afirmação de Protágoras ressalta o homem como único ser passível de opiniões, muito embora, para ele, o uso sistemático da razão fosse capaz de identificar a verdade contida nas próprias coisas.

c) Trata-se apenas de mais uma provocação de Protágoras em questões religiosas, uma vez que os deuses é que eram a medida de todas as coisas.

d) Trata-se de uma perspectiva relativista, pois a existência das coisas e suas qualidades dependeriam exclusivamente de quem as experimentasse, de forma que o que fosse agradável a um poderia ser desagradável a outro.


Soluções para a tarefa

Respondido por gmartins8
3

Resposta:

Letra D. Trata-se de uma perspectiva relativista, pois a existência das coisas e suas qualidades dependeriam exclusivamente de quem as experimentasse, de forma que o que fosse agradável a um poderia ser desagradável a outro.

Explicação:

Em toda sua vida, Protágoras dedicou - se a atingir a arte de falar de forma persuasiva e mostrar que sempre existe mais de um ponto de vista legítimo que merece ser examinado.

Respondido por larissamagrani
1

Os sofistas entendiam que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da retórica.

Os sofistas, para Sócrates, não tinham compromisso com a verdade. Com o intuito de convencer, os sofistas acreditavam que a verdade partia do homem e deve ser mediada pela palavra.

A famosa frase de Protágoras diz: "O homem é a medida de todas as coisas" e afirma que cabe ao homem revelar a verdade, pois a verdade não é evidente. Assim, a verdade parte do sujeito e não existe de modo intrínseco e inato.

Já Sócrates defendia a vida filosófica, onde a verdade era o seu fim. Por isso, a filosofia não deve ser usada para convencimento, mas para proclamar a verdade que há nas coisas.

Link: brainly.com.br/tarefa/5806865

Anexos:
Perguntas interessantes