Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao pensamento de Sigmund Freud.
a.
Aos olhos de Freud, “Se a cultura impõe sacrifícios tão grandes, não somente à sexualidade, mas também à inclinação do homem à agressividade, nós compreendemos melhor que seja difícil ao homem se sentir feliz”.
b.
Em O mal-estar na cultura, Freud questiona: o que os homens desejam na vida? Sem dúvida, afirma ser a felicidade. Dois aspectos são ressaltados deste objetivo: um positivo e outro negativo. Trata-se, por um lado, da obtenção de prazeres intensos e, por outro, da ausência de sofrimento, respectivamente.
c.
Freud afirma: “O que se chama felicidade no sentido mais estrito resulta da satisfação bastante súbita de necessidades fortemente postas em êxtase e, por sua natureza, é possível somente como um fenômeno episódico”.
d.
O conceito de felicidade que emerge da teoria freudiana é exclusivamente a obtenção de prazer.
e.
A atenção de Freud parece estar voltada para os fenômenos culturais e sociológicos. A tese central é a ideia segundo a qual a vida social exige a repressão das pulsões, o que resulta em infelicidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D. O conceito de felicidade que emerge da teoria freudiana é exclusivamente a obtenção de prazer
Explicação:
O que nos diz Freud?
Na sociedade, o impulso pela felicidade é substituído pela exigência de normas e rompimento com a transgressão. Assim, esse molde humano faz com que o ser humano abdique dos seus prazeres em prol da regra.
Como a busca pela felicidade é adiada e trocada por uma falsa noção de esperança e otimismo, o ser humano se esquece do que consiste a felicidade e se pauta em uma visão turva do seu bem-estar.
Há variedade de técnicas para a busca pela felicidade. Assim, a economia libidinal deve ser praticada efetivamente e não só ficar no campo psíquico.
Saiba mais sobre Freud em: brainly.com.br/tarefa/19627987
Com referência aos pensamentos de Sigmund Freud. A alternativa incorreta é a opção D.
- O conceito de felicidade que emerge da teoria freudiana é exclusivamente a obtenção de prazer.
Felicidade: Segundo Sigmund Freud
Poderíamos dizer que, para Freud, a felicidade do ser humano está voltada exclusivamente para a satisfação de suas necessidades. Isso nos leva a experimentar um bem-estar momentâneo e passageiro. O que explica nossa contínua insatisfação. Portanto, só é possível falar dele como um episódio instantâneo e passageiro.
O autor também diz que o homem busca dois propósitos diferentes ao longo de sua vida: evitar a dor e o desprazer e experimentar sensações prazerosas intensas.
Além disso, ele considera que a felicidade no sentido mais estrito surge da satisfação e que, portanto, é instável, mas sim um fenômeno episódico.
Pelo contrário, é muito mais fácil experimentar o infortúnio. Segundo seu pensamento, o sofrimento ameaça por três lados:
- Do seu próprio corpo
- Do mundo exterior
- Das relações com outros seres humanos.
Saiba mais sobre Felicidade: Segundo Freud em: https://brainly.com.br/tarefa/51203297
#SPJ2