Química, perguntado por gabriel19282583, 6 meses atrás

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma
aplicação da radioatividade:
A):Medicina.
B):Geração de energia.
C):Datação arqueológica.
D):Esterilização de materiais.
E):Produção de cosméticos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por valenata952
3

Resposta:

letra c

Explicação:

Arquelógia usa radioatividade? não! medicina usa? sim ainda cuando fazem o teste precisam saber se vai ter problemas. o restante menos o que esta na c tem aplicação da radioatividade


riveloz: Tu tá de sacanagem né? Tu passa urânio na cara??? é óbvio que a resposta é letra E.
Respondido por LarissaTratias
2

Resposta:

Letra E

Explicação:

Medicina: A radioatividade é usada tanto em tratamentos quanto para fins de diagnóstico. Um exemplo de radioisótopo usado é o iodo-131, que é artificialmente produzido para tratar câncer de tireoide. Outro exemplo, no tratamento de tumores, é o uso da radioterapia.

Energia: Atualmente, muitos países utilizam usinas nucleares para gerar energia elétrica. Embora seja uma fonte não renovável de energia, em alguns casos, é uma das poucas alternativas viáveis para países com poucos recursos naturais. Nessas usinas, realiza-se a fissão nuclear, reação na qual quebra-se um núcleo grande, como o do urânio-235, e obtêm-se núcleos menores, para gerar energia que aquecerá água, transformando-a em vapor. É o vapor d’água, por sua vez, que moverá as turbinas que gerarão a energia elétrica.

Datação arqueológica: Um radioisótopo natural muito importante para os arqueólogos é o carbono-14. Medindo a quantidade desse isótopo em relação aos demais, cientistas conseguem determinar a idade de fósseis, rochas e outros objetos. Com isso, a radioatividade é usada de forma indireta para aprimorar nosso conhecimento em várias áreas como geologia, história, arqueologia e biologia.

Esterilização de materiais: Outra aplicação muito interessante da radioatividade depende justamente de uma característica que, a princípio, consideramos uma desvantagem. Como a radioatividade é extremamente danosa aos seres vivos, ela é utilizada para esterilizar materiais, eliminando microrganismos, fungos e até larvas presentes. Essa abordagem é particularmente vantajosa quando o material em questão é sensível e não pode ser aquecido. Alguns exemplos são materiais cirúrgicos, alimentos e até livros em acervos de bibliotecas.

Portanto, apenas a produção de cosméticos não utiliza uma aplicação da radiação.

Se precisar de ajuda, não deixe de me chamar!

Perguntas interessantes