Assinale a alternativa que melhor expresse as ideias do iluminista Rousseau. *
(A)Esse pensador dizia que todas as pessoas, ao nascerem, tinham os mesmos direitos: direito à vida, à liberdade e à propriedade e se o governo tentasse impor o absolutismo, os indivíduos poderiam rebelar-se e retirá-lo do poder pela força das armas.
(B)Esse pensador tornou-se conhecido por suas críticas à Igreja Católica e à monarquia absolutista francesa por seu combate à ignorância, ao preconceito e ao fanatismo religioso.
(C)Esse pensador defendia a ideia de que, quando as pessoas têm poder, tendem a abusar dele, então era preciso evitar que o poder se concentrasse nas mãos de uma só pessoa ou um só grupo.
(D)Esse pensador defende a ideia de que a vontade geral é soberana, ou seja, só o povo é soberano. Assim, para ele, se o governo escolhido por um povo não o estiver representando, o povo não só pode como deve substituí-lo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(D) Esse pensador defende a ideia de que a vontade geral é soberana, ou seja, só o povo é soberano. Assim, para ele, se o governo escolhido por um povo não o estiver representando, o povo não só pode como deve substituí-lo.
Explicação:
O Contrato Social é um clássico de filosofia e política, um estudo minucioso, profundo e sistemático das teorias políticas em meados do século XVIII. Nele, são discutidas as questões da origem, formação e manutenção das sociedades humanas entendidas sobre a base da celebração de um acordo ou contrato entre os homens. O povo aparece como a origem legítima do poder soberano e não mais a figura do monarca. O povo passa a ser o soberano e o governante (monarca ou administrador eleito) restringe-se à função de agente do soberano. Rousseau torna-se, desta forma, um dos maiores defensores da democracia, forma de governo segundo a qual o poder político deve estar integralmente nas mãos do povo.
Espero ter ajudado!