Assinale a alternativa que melhor caracteriza o movimento impressionista.
a) Revolucionou profundamente as artes plásticas, desenvolvendo grandes tendências na arte do século XX. A pintura registra as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir luz, as figuras não têm contornos nítidos, as sombras são luminosas e coloridas e as tonalidades são puras e dissociadas em pequenas pinceladas.
b) Revolucionou profundamente as artes plásticas, desenvolvendo grandes tendências na arte do século XX. A pintura registra as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir luz, as figuras têm contornos nítidos, as sombras são levemente luminosas e coloridas e as tonalidades são simétricas e misturadas em grandes pinceladas.
c) Revolucionou profundamente as artes plásticas, desenvolvendo grandes tendências na arte do século XX. A pintura é sombria, com luminosidade escura ou preta, e os contrastes são evidenciados no claro-escuro.
d) Revolucionou profundamente as artes plásticas, desenvolvendo grandes tendências na arte do século XX. A pintura registra as tonalidades que os objetos adquirem ao absorver luz, as figuras não têm contornos nítidos, as sombras são neutras e as tonalidades são puras e dissociadas em grandes pinceladas.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.
Principais características da pintura:
A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas, o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.