História, perguntado por fernandesjosehenriqu, 1 ano atrás

Assinale a alternativa que indica corretamente fatores que contribuíram para o pioneirismo português nas viagens e expansão ultramarinas, nos séculos XV e XVI.

A
estímulo a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia náutica; disponibilidade em assimilar conhecimentos de outros povos; e, centralização política administrativa do Estado português.

B
parceria entre burguesia e Igreja Católica para o desenvolvimento de pesquisas e equipamentos náuticos; posição geográfica favorável; e, descentralização política administrativa de Portugal.

C
aliança entre Estado e burguesia na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e saberes náuticos; experiência na pesca em oceano, e, o apego às tradições e dogmas católicos.

D
localização privilegiada com longa tradição de navegação, a manutenção e apego a crenças e tradições medievais referentes ao imaginário e concepções sobre a Terra e o Mar.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

Tradicionalmente apontam-se como os principais motivos para a expansão marítima portuguesa o pioneirismo na formação do Estado-Nacional, de modo que já no século XV Portugal era um Estado centralizado e relativamente mais organizado que os seus vizinhos, a posição geográfica favorável (todos os seus portos são portos oceânicos), os conhecimentos avançados de navegação (como aqueles representados pela Escola de Sagres) e o hábito português de adaptar conhecimentos de outros povos (árabes e nativos) no seu esforço colonial (mesmo que o fizessem com bastante preconceito).

Com isto em mente podemos dizer que é correta a alternativa A, pois todas as outras ou representam apenas parcialmente estes pontos ou apresentam pontos falsos (como decentralização política ou apego aos dogmas)

Perguntas interessantes