Assinale a alternativa que indica corretamente a visão dos filósofos gregos e romanos sobre a ética:
a) para eles, o ser humano nascia puro e bom, mas a sociedade o corrompia e a ética era necessária para que os indivíduos se mantivessem puros.
b) para eles, a ética se resumia em racionalismo, naturalismo e individualismo. c) dentro dessa perspectiva, a ética era vista como necessária para educar o indivíduo a controlar seus impulsos e desejos.
d) os filósofos antigos viam a ética com dois aspectos principais: racionalismo e coletivismo.
e) para eles, a ética devia ser separada da política e abordada como aspecto independente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Resposta:
C)
Explicação:
Aristóteles pensava no homem como um ser dotado de potências que poderiam ser executadas pela virtude. Isto é: buscar o caminho da temperança.
Platão via o conhecimento como ferramenta para se chegar à justiça, à beleza e à bondade evitando assim as paixões.
Os estoicos buscavam a ataraxia, ou seja, a impassibilidade, a capacidade de não se deixar afetar nem pelas coisas boas nem ruins que acontecem pois tudo faz parte da providência divina do logos (razão) que rege a natureza.
Respondido por
2
Para os filósofos gregos e romanos, a ética tem dois aspectos principais: racionalismo e coletivismo (D).
A ética grega e romana
- A cultura helênica grega acredita que o campo político é composto por preceitos éticos e pelos valores morais. Não havia, portanto, separação entre o correto ético e o falso político.
- Tal perspectiva política foi descartada por Maquiavel, por exemplo, que separou em seus escritos os conceitos éticos da prática política.
- O governante deveria ser ético, agir conforme o bem e direcionar suas ações à prática do bem-estar social. Com isso, o governo tem que contemplar os anseios comuns e fundamentados na felicidade humana.
Saiba mais sobre a ética grega em: brainly.com.br/tarefa/4792451
Anexos:
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d84/4da8527d023aa4bd6a8ae68c49e56359.jpeg)
Perguntas interessantes