Assinale a alternativa que explica corretamente a definição de desenvolvimento direto e indireto.
A) Desenvolvimento direto ocorre sem a presença de fases larvais enquanto que o desenvolvimento indireto possui estágios larvais.
B) Desenvolvimento direto ocorre com a presença de fases larvais enquanto que o desenvolvimento indireto não possui estágios larvais.
C) Desenvolvimento direto ocorre quando há reprodução sexuada enquanto que o desenvolvimento indireto ocorre quando há reprodução assexuada.
D) Desenvolvimento direto ocorre quando há reprodução assexuada enquanto que o desenvolvimento indireto ocorre quando há reprodução sexuada.
E) Desenvolvimento direto ocorre quando o embrião se desenvolve na barriga da mãe enquanto que o desenvolvimento indireto ocorre quando há deposição de um ovo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
No desenvolvimento direto, um organismo nasce muito semelhante ao indivíduo adulto. O seu corpo não sofre modificações extremas, havendo, principalmente, o crescimento do organismo. Como exemplo de organismos com desenvolvimento direto, podemos citar as aves e os mamíferos.
No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies.
Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo. Nesse último caso, a mudança é tão radical que os indivíduos jovens (girinos) não possuem pernas e vivem na água, e os adultos não possuem brânquias, vivem no ambiente terrestre e possuem pernas. Nesse caso, é possível perceber mudanças na anatomia, no habitat e até mesmo na alimentação.